Como Bloquear Sites Impróprios

Como bloquear sites impróprios na sua empresa

Hoje, é quase impossível imaginar uma empresa sem acesso à internet. Praticamente todos os sistemas importantes estão ligados à internet e a maior parte deles funcionam no modelo de Saas (Software as a Service).

Porém, mesmo ela tendo revolucionado o modo de trabalhar, estudar e ter acesso a notícias, muitos gestores ainda desconhecem os riscos oferecidos pela rede ou encontram dificuldades para controlar os conteúdos acessados pelos funcionários.

É comum que eles acessem a internet corporativa para checar seus e-mails, redes sociais e, em alguns casos, matar o tempo de serviço com conteúdos relacionados a games, pornografia ou até jogos de azar. Essas práticas prejudicam a empresa e apresentam uma ameaça a dados e informações confidenciais.

Além disso, bloquear o acesso a sites impróprios e restringir o uso da internet pode garantir maior segurança e ajudar a proteger os computadores de ataques, como phishing ou malwares.

Confira nosso artigo e entenda porque é tão importante gerenciar a internet da sua empresa e aprenda como bloquear sites impróprios na sua empresa.

 

Afinal, o que é malware?

O malware é um termo que faz alusão a um software malicioso, seja ele um worm, spyware ou um vírus. De acordo com dados da Microsoft, 1 em cada 14 downloads realizados contém códigos maliciosos.

O vírus, por sua vez, é um programa capaz de causar diversos transtornos, como apagar arquivos, prejudicar o funcionamento do sistema operacional do computador, alterar suas funcionalidades, etc. Quando um computador é contaminado, o vírus pode tentar se espalhar para outras máquinas, o que seria uma grande preocupação para as organizações que lidam com informações sigilosas.

Veja alguns dos tipos de malwares mais comuns:

Cavalo de Troia (Trojan)

Para entrar no computador, esse vírus, geralmente, se passa por outro arquivo ou programa, bastando o usuário fazer um download errado. Ele pode capturar dados e transferi-los para outra máquina.

Worm 

Pode-se dizer que é um vírus mais inteligente que os demais. Sua principal diferença está na propagação, que pode ser feita rapidamente para outros computadores, tanto pela internet quanto pela rede local — tudo automaticamente. Ocorre quase sempre quando uma pessoa baixa um anexo de e-mail contaminado.

Spyware 

Eles capturam informações dos usuários e conseguem ter acesso às suas atividades. Os dados capturados são transmitidos pela internet, podendo conter desde senhas até hábitos de navegação.

Keylogger

É a forma mais usada para roubar senhas, capturando tudo que é digitado pelo usuário. Podem vir embutidos em aplicativos com vírus ou softwares de procedência duvidosa.

 

Como bloquear sites impróprios?

Muitas empresas começaram a notar a importância de se fazer a segurança de dados para se ter controle do que é acessado nas redes pelos seus funcionários. Algumas opções válidas para bloquear conteúdos são:

Navegadores de busca 

Não importa qual o sistema operacional utilizado, os principais navegadores de internet oferecem em suas configurações de segurança opções de bloqueio. Essa configuração é feita manualmente e individualmente. É também a opção menos eficaz. Caso você opte por esse tipo de bloqueio, lembre-se de ficar atento aos sites mais acessados para ver o tipo de conteúdo que ainda está acessível.

Bloqueios DNS

Muitos sites estão carregados de vírus, mesmo aqueles que você nem pode imaginar. O bloqueio DNS restringe o usuário a ter acesso a esse tipo de conteúdo. É muito simples de ser executado, sem a necessidade de instalar nenhum programa, porém, também precisa ser feito manualmente em cada computador. Com ele também é possível gerar relatórios de acessos à internet ou tentativas de acesso. O problema desse método é que, assim como o anterior, é facilmente burlável via DNSs alternativos.

Hosts

Se você possui um computador com sistema operacional Windows, basta apenas algumas mudanças no arquivo Hosts para bloquear qualquer site impróprio que você não deseja que seus colaboradores acessem do computador da empresa. O HOSTS é um arquivo que contém apenas texto e pode ser editado (desde que você seja o administrador do computador). Ou ainda criar um novo arquivo HOSTS que vai redirecionar os sites indesejados.

Secure Web Gateway

Essa é a solução mais poderosa e profissional para as empresas que querem investir em segurança e produtividade dos seus funcionários. Geralmente elas provêm um banco de dados com milhões de sites maliciosos, impróprios ou improdutivos. Deixam para o administrador de redes o papel de gerenciar os níveis de acesso para cada usuário.

Essas configurações podem ser realizadas individualmente ou em massa. O interessante é que é possível gerar relatórios de tempo gasto em redes sociais por cada funcionário ao longo do dia. Um software que faz isso é o HSC Internet Security Suite, desenvolvido aqui no Brasil.

 

Quais os benefícios de apostar em um sistema de segurança?

Se você ainda tem alguma dúvida do quão necessário é manter seguros os computadores da sua empresa, saiba que as vantagens vão muito além de preservar as informações da organização. Restringir ou limitar o acesso à internet gera aumento da produtividade, já que os funcionários estarão mais focados no trabalho, mantendo assim a reputação da empresa.

Também é possível controlar a propagação de vírus, já que sites com conteúdos impróprios e carregados de malwares estarão bloqueados, além da redução de ameaças remotas.

Sabemos da importância do uso da internet, desde que seja feito com segurança. Portanto, bloquear sites impróprios é o primeiro passo para que isso aconteça.

Gostou do conteúdo e deseja ficar sempre atualizado sobre as melhores formas de proteger sua empresa de ataques digitais maliciosos? Então não deixe de assinar a nossa newsletter ou siga-nos no FacebookTwitter e no Linkedin agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *