Segurança Digital Mitos E Verdades

5 mitos e verdades da segurança digital nas empresas

A tão importante segurança digital nas empresas é um tema complexo e que envolve diversas frentes de atuação. Por isso, é comum que dúvidas surjam até mesmo entre os profissionais da área e, consequentemente, muitos mitos sejam divulgados como verdade.

Você lida com a segurança digital no seu dia a dia, mas sempre bate aquela dúvida sobre um assunto ser real ou não? Então o post a seguir é para você! Aqui, vamos lhe apresentar 5 mitos e verdades sobre a segurança cibernética nas empresas. Confira!

 

1. A segurança digital é implantada somente na área de TI

Mito! A maioria dos ataques cibernéticos acontecem por deslizes causados pelos usuários finais de tecnologia. Como, atualmente, a maioria dos departamentos das empresas tem conexões digitais, todos estão sujeitos a falhas de segurança.

Por isso é tão importante que não apenas o departamento de tecnologia de informação da empresa esteja comprometido com a proteção digital. É preciso conscientizar e capacitar todos os colaboradores sobre esse assunto.

 

2. Não há como prevenir ataques digitais

Mito! Nos últimos anos, o número de ataques digitais tem crescido e se sofisticado, o que pode dar a impressão de que não é possível prever ou evitar os crimes, mas isso não é verdade.

Muitas soluções tecnológicas também têm sido produzidas e aperfeiçoadas para lidar com os avanços das violações. Para isso, é importante investir em sistemas que realizam o monitoramento do ambiente digital interno e externo à empresa para identificar falhas de segurança, antecipar ataques e proteger as informações.

 

3. Malwares podem causar danos físicos ao computador

Parcialmente verdade! Apesar de os malwares em si não poderem atuar sobre os componentes físicos, destruindo-os, os programas maliciosos podem alterar códigos desses dispositivos e levá-los a um desgaste completo. Então, mesmo não atuando fisicamente no computador, é possível sim que as peças físicas sofram danos por causa de malwares.

 

4. Dispositivos Mac não sofrem ataques

Mito! Por muito tempo os computadores e notebooks da Apple foram famosos por não existirem vírus que atacassem seus sistemas. Mas, ultimamente, algumas investidas começaram a acontecer e softwares de segurança já foram lançados até mesmo para iPhones.

Lembre-se de que todos os dispositivos estão sujeitos a ataques, inclusive smartphones, tablets e até carros. Basta apenas que eles estejam conectados à internet. Por isso a segurança digital é tão importante.

 

5. Vírus deixam o computador lento

Verdade! Essa é uma das informações mais compartilhadas entre os usuários de computadores e notebooks. Se os aparelhos começam a apresentar lentidão, as pessoas já efetuam o diagnóstico: é vírus! Nesse caso, a fama é mesmo verdadeira. Como os programas maliciosos geralmente funcionam em segundo plano, acabam afetando o rendimento do dispositivo.

A segurança digital nas empresas é muito importante para evitar a perda de informações estratégicas e a consequente redução de seu prestígio perante o mercado. Por isso, é preciso que as organizações estejam atentas a todas informações que envolvem o assunto, descobrindo o que é verdade e o que é mito.

Se você gostou das dicas, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a saberem mais sobre segurança digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *