O que é adware

Em algum momento, muito provavelmente você já esteve navegando pela internet quando surgiu na sua tela uma propaganda anunciando que você poderia perder peso milagrosamente ou até ganhar verdadeiras fortunas trabalhando em casa. Para descobrir como isso seria possível bastaria clicar no link.

Entretanto, quando as pessoas clicam nesses links e anúncios iscas o resultado pode ser uma infecção por Adware. Esse tipo de ameaça cria uma série de incômodos, gerando múltiplos banners de “publicidade questionável” que começam a atrapalhar sua navegação.

Recentemente publicamos em nosso blog, artigos onde abordamos ameaças como malware e spyware e te ensinamos como se proteger contra elas. Nesse post, vamos te apresentar a ameaça virtual do tipo adware e como você pode se proteger dela.

 

O que é um adware?

Adware é um software malicioso projetado para jogar anúncios na sua tela, na sua maioria dentro do navegador web. Normalmente ele se disfarça como legítimo, sobrepondo outro programa para ludibriá-lo a instalá-lo em seu computador, tablet ou dispositivo móvel.

Ele costuma exibir anúncios online, abrir novas abas e até mudar sua página inicial, redirecionado para um site NSFW “Not safe for work” (conteúdos impróprios para menores de 18 anos e para locais públicos/de trabalho) na interface do usuário do software.

Seu objetivo não é roubar dados, como é na maioria dos malwares, mas sim fazer com que você clique na maior quantidade de banner possíveis. Assim, gera receita para o desenvolvedor do software malicioso.

 

Como identificar uma infecção por adware?

Dentre os sinais que indicam que seu sistema está infectado com adware, podemos citar: propagandas que aparecem onde não deveriam estar, a página inicial do seu navegador mudou sem sua permissão, os sites que você normalmente visita não estão sendo exibidos corretamente, os links de sites direcionam para links diferentes do que você deseja, seu navegador está mais lento do que o normal ou surgiram novas barras de ferramenta, extensões ou plugins em seu navegador.

 

O que fazer quando for infectado por Adware?

Se você suspeitar que está sob a infecção de um adware, há algumas dicas que você pode executar para remover o software malicioso. Como realizar um backup de seus arquivos, removê-lo por meio de utilitário pertinente no seu sistema operacional, mas para isso você precisa identificar o nome do programa de adware ou que ele não tenha um ressuscitador (arquivos projetados para recuperar o programa após sua desinstalação).

Como dicas básicas para se proteger te indicamos que pratique computação segura, ao instalar qualquer software novo, leia os termos e condições dos aplicativos. Evite sites torrent, downloads ilegais e aplicativos de fontes desconhecidas, principalmente se chegou através de um remetente de email desconhecido. E por fim, o mais indicado é realizar downloads através das app stores oficiais como Apple store, microsoft, android etc.

Uma boa ideia é mudar suas senhas, do computador, e-mail, contas nas redes sociais e sites financeiros. Acesse nosso artigo sobre como uma senha segura.

 

Como se proteger de Adwares?

Hoje, a principal plataforma de ataque a segurança da informação é o e-mail. Dados sugerem que 90% de todos os ataques e ameaças malware são realizados utilizando o e-mail. Para garantir segurança o ideal é utilizar uma plataforma de segurança cibernética. A HSC Brasil desenvolve tecnologias de Web Gateway e E-mail Gateway, utilizando machine learning e behavior analysis para automatizar a detecção de possíveis ameaças.

Demo online MailInspector 5

O MailInspector é uma plataforma para segurança cibernética que conta com proteção em tempo real, bloqueia malwares, spywares, adwares e outras ameaças antes mesmo que elas sejam ativadas em seu computador.

Assine nossa Newsletter!

Receba por e-mail os nossos melhores conteúdos sobre segurança da informação.

O que é um Adware e como se proteger dessa ameaça?

tempo de leitura: 3 min