
A IoT (Internet of Things), isto é, a Internet das Coisas, promete uma nova era de objetos e equipamentos conectados, porém é preciso estar a tento ás ameaças e brechas envolvendo este universo ultra conectado da IOT.
O ecossistema que a IoT cria é de longo alcance desde a fabricação, à medida que a Indústria 4.0 continua a evoluir para casas, escritórios, fábricas e cidades inteligentes, que dependem de um sistema integrado de dispositivos digitais.
No entanto, surje uma séria de quiestionamentos como:
A IoT é segura?
Quais são as ameaças e riscos potenciais que as empresas e os indivíduos devem estar cientes?
É possível que empresas comuns como por exemplo uma fábrica de câmara frigorífica modular possam se beneficiar, de maneira efetiva, da Internet das Coisas, dentro da linha de produção?
Entre outros, são feitos a todo momento.
Vale entender melhor do que se trata a Internet das Coisas, como ela influencia na vida da sociedade, quais as ameaças e riscos, e como cada indivíduo pode se proteger da melhor maneira possível.
Preparamos este artigo para você entender melhor esses pontos e sanar essas dúvidas. Acompanhe a seguir!
Melhor definição para Internet das Coisas
A Internet das Coisas, ou simplesmente IoT, engloba um mundo onde os ativos e sensores inteligentes conectados que mais importam para uma pessoa possam coletar e compartilhar dados e, ao fazê-lo, permitir novos processos que podem transformar os negócios ou o estilo de vida.
Os principais casos de uso da tecnologia IoT
Por ser algo novo no campo da tecnologia, há algum ceticismo em torno da prevalência da tecnologia IoT na vida cotidiana, mas esses dispositivos são corriqueiros, sendo que os casos de uso incluem:
- Carros conectados;
- Casas automatizadas;
- Cidades inteligentes;
- Fábricas intercomunicáveis;
- Tecnologia vestível.
Casas automatizadas
A casa automatizada refere-se à automação e controle de eletrodomésticos como uma câmara climática, via conexão à internet.
Exemplos de tais dispositivos incluem alto-falantes inteligentes, termostatos inteligentes e iluminação inteligente. Por exemplo, o Google Nest Learning Thermostat permite que os usuários alterem a temperatura da casa em que residem de qualquer lugar.
Carros conectados
Enquanto isso, um carro conectado é um veículo com sistemas e serviços inteligentes conectados à internet.
Muitos automóveis são projetados com sistemas de entretenimento e informação que incluem música, navegação, rede social, aplicativos e outros serviços.
O carro conectado tem escopo global, com uma série de pilotos e estudos implantados em todo o mundo.
Cidades Inteligentes
Quando se fala em cidades inteligentes, denominam-se áreas urbanas que usam sensores de coleta de dados para fornecer informações, cujo intuito é facilitar o gerenciamento de recursos de forma eficiente.
No campo industrial, a tecnologia IoT, quando combinada com a IA (Inteligência Artificial), pode ser aplicada em empresas de sistema de proteção contra incêndio para identificar formas mais eficientes de alocar energia, prever requisitos de segurança, entre outros.
Assim como nas cidades inteligentes, a Internet das Coisas visa melhorar a eficiência da distribuição de água, sistemas de esgoto e serviços públicos.
Tecnologia vestível
O quarto ponto em que a IoT se destaca trata da tecnologia vestível, que refere-se a dispositivos eletrônicos que podem ser usados no corpo, seja como acessório, como um relógio, ou um par de óculos.
Fábricas intercomunicáveis
A IoT é encontrada até mesmo como parte do material usado em roupas, como vestuários esportivos que medem a biometria. Eles geralmente incorporam assistentes ativados por voz e tecnologia de controle por gestos.
No setor de saúde, há um mercado crescente de wearables, a tecnologia vestível, que detectam frequência cardíaca, pressão arterial e outros sinais vitais.
Ao enviar esses dados para a nuvem para análise em tempo real, os dispositivos médicos vestíveis podem ajudar no diagnóstico preditivo.
Os benefícios da Internet das Coisas e suas ameaças
Como é possível perceber nos exemplos acima, a IoT tem o potencial de transformar o mundo como ele é, de fato, conhecido.
Quando usado no ambiente certo, com a tecnologia e os meios de uso combinados de forma correta, a IoT pode facilitar a resposta a eventos do mundo real em tempo real.
Melhor acesso aos dados
Os dados são o ativo mais valioso que uma empresa moderna pode ter para a tomada de decisões informadas.
Com projetos de IoT, é possível coletar mais dados, de uma maneira mais rápida do que nunca.
Por meio de sensores, os líderes de negócios podem determinar onde está a remessa, verificar a integridade de máquinas em tempo real e, até mesmo, obter melhor visibilidade dos funcionários remotos e de campo.
Essa transformação digital torna mais fácil, para líderes, gestores e administradores, tomarem decisões eficazes sobre como administrar os negócios.
Eficiência aprimorada
Quanto mais dados as empresas puderem coletar, mais fácil será melhorar as operações em qualquer ambiente.
Quando se sabe o que está acontecendo em uma organização em um nível granular, pode fazer escolhas relevantes sobre como administrar a empresa de acordo.
Por exemplo, a infraestrutura crítica pode alertar os humanos quando uma falha iminente está em andamento, para que, então, os engenheiros possam ser enviados ao local instantaneamente, evitando grandes problemas.
Pode até levar à empresa de manutenção de ar condicionado de forma preventiva, enviando alertas antes mesmo do início das avarias.
Maior automação
A Internet das Coisas também abre as portas para oportunidades que permitem às empresas automatizar tarefas repetitivas nos negócios.
Os sistemas de IoT conectados à nuvem e algoritmos de IA permitem que as máquinas façam muito mais trabalho do que jamais poderiam ter feito antes.
Isso libera os seres humanos para se concentrarem em trabalhos mais criativos de valor agregado, em vez de apenas processar números.
Produtividade aprimorada
As máquinas de uma empresa de ar condicionado geralmente são capazes de produzir e gerenciar dados muito mais rápido que os humanos.
As fábricas que investem em produtos de IoT podem operar de forma consistente porque as máquinas não precisam de pausas.
Isso significa que as empresas podem fazer mais, mesmo quando os funcionários humanos não estão por perto.
A ascensão das soluções da Internet das Coisas pode até ajudar as empresas de hoje a criar produtos melhores e oferecer experiências de atendimento ao cliente mais fortes também.
Os dados coletados garantem a possibilidade de enxergar como os clientes estão usando produtos e serviços, com objetivo de implementar melhorias, podendo ser feitas de acordo com informações e insights do mundo real.
Ameaças cibernéticas para Internet das Coisas
Dentro de um cenário possível, há o outro lado da história, em que ransomwares, os temidos ataques hackers e vírus digitais, podem atacar caso soluções eficientes não sejam apresentadas, se tornando ameaças para a implementação geral da Internet das Coisas.
Os fabricantes de IoT devem tomar medidas para proteger melhor os dispositivos, mas muitos dos desafios com a segurança incluem interação e educação do usuário.
Os usuários devem alterar a senha padrão ao instalar um dispositivo, como climatizadores evaporativos inteligentes, mas muitos desconhecem os perigos ou apenas preferem a conveniência de usar a senha padrão.
Os usuários devem ser instruídos a alterar a senha padrão, mas os fabricantes não podem forçá-los a alterá-la ou correr o risco de perder negócios.
Falta de atualizações
Mesmo que um fabricante tenha várias atualizações para gerenciar bugs e vulnerabilidades, os usuários devem instalá-las.
Se os usuários não atualizarem o firmware, o dispositivo poderá ficar vulnerável a vários ataques por ransomwares por meses.
Os usuários normalmente não pesquisam atualizações de forma consistente, então eles também não sabem que existem atualizações de firmware.
Os padrões de segurança cibernética são definidos para dispositivos móveis, desktops e aplicativos da internet, mas não existem padrões para segurança de IoT.
A segurança da IoT é um campo a se desbravar quando se trata de segurança cibernética, e cabe aos desenvolvedores codificar a segurança nos aplicativos de forma adequada.
Isso deixa um precedente nas proteções de segurança cibernética em dispositivos IoT. Os fabricantes têm padrões próprios, mas nem sempre não são suficientes para proteger contra ransomwares e ataques avançados.
Participação de fabricantes e usuários
A maioria dos usuários e desenvolvedores não vê os dispositivos IoT como um alvo de ataque, portanto, muitas vezes ignoram as melhores práticas de segurança cibernética durante o desenvolvimento de equipamentos como máquina de fazer gelo em cubo industrial preço.
Além da codificação insegura, os fabricantes de IoT nem sempre têm a penetração dos dispositivos testada quanto a vulnerabilidades e explorações.
Com dispositivos móveis e da internet, é padrão oferecer recompensas de bugs para hackers encontrarem problemas antes que os invasores o façam, além de pagar testadores de penetração para encontrar bugs antes do lançamento do software.
Conclusão
As possibilidades da IoT são praticamente infinitas. O mundo começa a olhar além das casas inteligentes e carros autônomos para a ideia de cidades inteligentes e além.
No entanto, para que a IoT realmente brilhe no ambiente moderno, ela precisa estar conectada aos processos e ferramentas certas.
As empresas e escritórios que desenvolvem projeto cozinha industrial pequena precisam investir em soluções de cibersegurança para manter a confiança do cliente, além de investir em plataformas de IoT.
As equipes que tiram o máximo proveito do ambiente de IoT são aquelas que vão além das redes sem fio e dispositivos conectados, para o domínio da Internet de “Tudo”, onde pessoas, processos e dados também estão conectados.
Isso significa combinar soluções de IoT com tudo, desde ferramentas de colaboração em equipe, análises automatizadas e até inteligência artificial
Texto desenvolvido em parceria com Business Connection.
Assine nossa Newsletter!
Receba por e-mail os nossos melhores conteúdos sobre segurança da informação.
[contact-form-7 id="3252" title="Newsletter"]