Smart Defender

segurança dos dados deixou de ser um assunto discutido apenas por profissionais de TI e entusiastas da programação. Com a progressiva virtualização dos negócios, ela se tornou uma questão estratégica para as empresas. Nesse sentido, o Smart Defender ganhou destaque como uma ferramenta de cibersegurança extremamente eficiente.

No entanto, a variedade de soluções de proteção é tão grande que costuma gerar algumas dúvidas. Afinal, você sabe como funciona o Smart Defender e quais seus benefícios?

Criamos este artigo para esclarecer definitivamente o que é essa solução, quais são suas funcionalidades e de que forma ela mantém os dados da sua empresa em segurança. Confira!

Caso queira entender mais a fundo o Smart Defender, Baixe o Whitepaper!

 

A importância de investir em cibersegurança

Em 2018, os investimentos em cibersegurança cresceram 25%, no mundo corporativo, em relação ao ano anterior. Esse aumento é sintomático: não se trata de um gasto maior, mas de construir e preservar a saúde dos negócios.

Os prejuízos causados pelos sequestros de dados via ataques ransomware em 2017 alcançaram a casa dos 5 bilhões de dólares. Isso fez com que um sinal de alerta fosse acionado nas empresas. Com a digitalização das operações, a informação se tornou um ativo valioso. Consequentemente, garantir sua segurança entrou na pauta dos objetivos estratégicos.

Tendo isso em mente, é preciso elaborar uma infraestrutura de proteção aos dados que conte com soluções que vão além do básico. Atualmente, os cibercriminosos usam engenharia social: eles estudam o comportamento humano para criar brechas e entrar nos sistemas.

Monitorando as redes sociais dos funcionários de uma empresa, por exemplo, é possível descobrir seus hobbies (filmes, livros, esportes etc.) e criar e-mails falsos para induzi-los ao erro. Um único clique em um link malicioso pode comprometer a segurança dos dados de toda a organização. Por isso, soluções inteligentes como o Smart Defender se tornaram essenciais para o mercado.

 

O funcionamento do Smart Defender

O Smart Defender é uma solução criada pela HSC Brasil para atuar de forma inteligente na proteção dos dados de uma rede. Grosso modo, o objetivo da sua implantação é viabilizar uma análise local dos arquivos e URL’s. Em um segundo momento, é feita uma comparação dos metadados gerados localmente na nuvem da HSC Brasil.

Seu funcionamento é extremamente flexível, pois se adapta às necessidades de empresas de todos os tamanhos. Atualmente, essa é uma característica valiosa para soluções de segurança, pois os cibercriminosos atacam tanto as grandes corporações quanto os pequenos negócios.

Enquanto as gigantes corporativas representam alvos chamativos, as pequenas empresas costumam estar mais vulneráveis, justamente por não haver uma conscientização adequada, no Brasil, sobre a importância desses cuidados.

 

Principais funcionalidades

Os links são uma porta de entrada para as mais variadas ameaças. Por isso, o Smart Defender adota estratégias específicas para lidar com eles. Entre elas, podemos destacar:

  • categorização dos links dentro de e-mails, pontuando e classificando-os;
  • análise da reputação da origem do e-mail;
  • verificação dos links dos e-mails em tempo real, com simulação de um usuário clicando em todos os links e botões (tecnologia conhecida como OnClick) para analisar o comportamento da página;
  • verificação da reputação dos arquivos em anexo;
  • análise dos anexos em SandBox em dois níveis distintos (Local File SandBox e opcionalmente Network SandBox);
  • Única plataforma que atende 100% a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil.

Para aumentar a eficiência da solução, é feita uma divisão em módulos que atuam com profundidade em diferentes aspectos, como mostraremos agora.

 

Os módulos do Smart Defender

Categorização de Websites: detecta cada link e verifica a que categoria ele faz parte. Se o material redirecionar para um site com conteúdo adulto, por exemplo, ele pode receber uma pontuação maior. A configuração é feita pelo administrador da ferramenta de acordo com a necessidade de cada empresa.

Reputação de E-mail: funciona de maneira semelhante. No entanto, o foco da análise é o emissor da mensagem, que pode ser mais ou menos confiável. Já no URL SandBox, são feitos os testes OnClick para análise dos destinos. A nuvem global fica à disposição do administrador para comparação dos dados, caso ele queira avaliar ameaças detectadas por outros usuários.

URL Reputation: avalia a reputação das URL’s contidas nos e-mails, visando proteger os usuários contra ataques de phishing. O Fuzzy Hash, por sua vez, é uma técnica utilizada para análise dos metadados relacionados aos arquivos anexos. A vantagem é que ele ajuda a detectar variações de malware.

Local File SandBox: trabalha com engenharia reversa de malware para neutralizar as ameaças.

File Reputation Global: utiliza metadados gerados localmente para comparação com Big Data na nuvem.

Network SandBox: faz uma análise de comportamento (Behavior Analysis) para identificar outras anomalias.

Essas camadas de proteção rodam na nuvem da HSC Brasil ou integrada com Appliance Local na própria empresa.

 

Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil

O Smart Defender é o único software do Brasil que atende 100% a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil. Isso porque dá a possibilidade de fazer a análise local para SandBox. Ou seja, dá a opção de não enviar dados e arquivos sensíveis para fora da organização.

 

Os benefícios de contar com o Smart Defender

Assim como a tecnologia evolui constantemente, os hackers encontram novas formas de realizar ataques virtuais. Com isso, a necessidade de contar com soluções de cibersegurança mais eficientes cresceu, e isso envolve a escolha de sistemas inteligentes, que vão além do comportamento padrão dos antivírus em geral.

O Smart Defender traz como principal benefício a possibilidade de gestão dos links e URL’s que transitam com os emails da sua empresa. Trata-se de um objeto de análise que exige atenção, pois muitas vezes traz consigo ameaças veladas que só são perceptíveis depois de entrarem no sistema.

A utilização do Smart Defender permite agir com inteligência, de forma antecipada aos problemas. Sua capacidade de análise é extremamente poderosa, principalmente devido à disponibilidade da nuvem para comparações de metadados.

Vale destacar ainda que os impactos vão além do aumento da proteção no ambiente digital. Atualmente, a cibersegurança representa um diferencial competitivo. A maioria das grandes empresas, por exemplo, busca estabelecer negócios exclusivamente com parceiros que demonstram ter uma infraestrutura de TI mais segura.

Afinal, toda parceria comercial exige a troca de informações, mesmo que sejam cadastrais. Isso gera a necessidade de estabelecermos relações de confiança entre as organizações, já que a proteção dos nossos dados exige cooperação entre as partes.

O Smart Defender não só aumenta a barreira de segurança, como demonstra a preocupação da sua empresa com essa questão. Logo, trata-se de uma iniciativa que fortalece sua marca, agregando valor às operações executadas no ambiente virtual.

São benefícios significativos em um sistema completo. Faça uma análise da sua infraestrutura de cibersegurança e veja como essa solução pode ser uma aliada importante para sua empresa se manter protegida!

Antispam em Cloud

Se quer saber mais detalhes sobre o Smart Defender, entre em contato com a HSC Brasil e fale com nossos especialistas!

Assine nossa Newsletter!

Receba por e-mail os nossos melhores conteúdos sobre segurança da informação.

Smart Defender: análise de ameaças em tempo real

tempo de leitura: 5 min