Backup de dados - HSC Brasil

Uma situação complicada que certamente já aconteceu com você ou com alguém que você conhece é perder um grande volume de dados extremamente importante. Imagine, por exemplo, perder todas as fotos de sua viagem de férias, ou então todos os trabalhos escolares realizados em um semestre.

A melhor maneira de evitar esse tipo de problema se dá pela realização de backup de dados. Demos o exemplo da perda de dados de informações pessoais, contudo, imagine o impacto desse mesmo problema em um ambiente empresarial.

Informações sobre clientes e fornecedores, elementos sobre o mercado de atuação, contratos, materiais sobre os concorrentes e tantos outros documentos serão perdidos. O prejuízo causado seria gigantesco, trazendo inúmeros problemas para o futuro da companhia.

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e entenda a importância do backup de dados para sua empresa.

 

O que é backup de dados e por que ele é importante?

O backup de dados nada mais é do que uma forma de garantir que seus arquivos não sejam apagados acidentalmente do servidor, independentemente do motivo (seja por falha de sistemas ou falha humana). Então, pode-se afirmar que o backup visa garantir a integridade dos dados e de todas as informações empresariais que estão armazenadas em meio digital.

Mais cedo ou mais tarde, os computadores de uma empresa se tornarão obsoletos, pois essa é a natureza de todo hardware. Então, falhas e problemas poderão acontecer e, talvez, o técnico em manutenções de sua organização até consiga recuperar os dados, mas não há nenhuma garantia.

Além disso, a Internet está repleta de perigos, como vírus e a crescente ameaça do ransomware, que é um malware capaz de criptografar os dados e, para descriptografá-los, é preciso pagar um “resgate de dados” ao hacker.

Nesse caso, a recuperação dos dados somente será possível através do backup. É importante salientar a periodicidade deste, para evitar grande defasagem dos dados restaurados em relação aos dados perdidos.

O backup de dados também é a melhor maneira de evitar problemas mecânicos, desastres naturais e atividades criminosas. Assim, quando seu computador passar por uma dessas situações, você não precisará se desesperar. Bastará acessar o último backup salvo e continuar a rotina. Simples, não é mesmo?

 

É possível garantir a segurança das informações?

Muitas vezes, tratamos com informações confidenciais de clientes ou da própria empresa. Caso essas informações sejam expostas na Internet, o prejuízo será incalculável, então, é fundamental garantir a segurança das informações.

O ideal é contar com uma cópia segura de todos os arquivos que estejam diretamente ligados à segurança da informação. Algumas informações são mais importantes que outras, como é o caso dos dados financeiros de seus clientes ou das informações sobre projetos e tomada de decisão dos negócios.

Perder essas informações depois de meses de planejamento, ou ver que todos os dados de uma base de dados de clientes “desapareceu” é um tanto quanto desesperador.

Como será possível gerir os clientes após isso? Como entrar em contato, oferecer promoções e saber o histórico de compra, por exemplo? Então, contar com o backup de dados é uma forma interessante de garantir a segurança da informação, evitando maiores problemas para sua empresa. Pense nisso!

 

Existe a possibilidade de eliminar falhas humanas?

Sim. É válido ressaltar que os processos de backup são automatizados, evitando que o sistema dependa de ações humanas para entrar em funcionamento. Então, pode-se afirmar que a eliminação de falhas humanas é uma vantagem desse investimento.

Empresas que trabalham com dados importantes diariamente devem contar com a automatização desse processo, diminuindo a quantidade de problemas. Além do mais, será possível garantir a integridade das informações geradas pela empresa, aumentando a confiabilidade em seus documentos.

 

Consigo trabalhar sem risco de perder os arquivos?

Complicações e problemas acontecerão e você poderá ver que todos os arquivos da empresa foram apagados dos computadores, inclusive os dados mais importantes. Contudo, o backup é a solução para esse tipo de situação.

Como já destacado, o backup de dados será responsável por salvar todos os arquivos, tornando possível recuperá-los. Dependendo do tipo de serviços contratado, como é o caso do armazenamento em nuvem, é possível obtê-los rapidamente, evitando grandes interrupções nos fluxos de trabalho de sua companhia. Fantástico, não é mesmo?

Para facilitar a contratação de um backup de dados, lembre-se: as máquinas podem falhar, as pessoas cometem erros e a natureza é imprevisível. Então, investir nesse recurso pode ser um grande diferencial para o seu negócio!

 

Devo concentrar tudo em um único lugar?

Concentrar todas as informações em um único lugar é uma das melhores práticas para uma empresa, principalmente em termos de organização e gestão empresarial. Se os arquivos estiverem distribuídos em computadores, não será fácil encontrá-los sempre que for necessário.

Dessa forma, os clientes poderão se sentir insatisfeitos, por conta da demora excessiva no acesso a determinada informação ou pelo fato de que os profissionais não conseguem encontrar o que eles solicitaram. Então, o ideal é centralizar todas as informações, diminuindo a estrutura de sua empresa e gerando economia de recursos. Todos serão beneficiados e as ações de backup de dados serão melhor realizadas e controladas.

 

Quando devo adotar o backup de dados em meu negócio?

Buscamos demonstrar, ao longo deste artigo, a importância que o backup de dados tem na gestão de uma empresa. Sendo assim, deve-se contar com esse recurso o mais rápido possível, evitando esperar a ocorrência de grandes problemas para pensar nisso.

Os problemas poderão se tornar irreversíveis, causando danos inimagináveis para o presente e futuro da companhia. Além disso, deve-se buscar pessoas ou empresas que sejam especialistas no assunto, garantindo que seus dados estejam devidamente seguros.

Existem empresas no mercado capazes de criar soluções para proteger outras empresas e organizações governamentais contra as principais ameaças virtuais existentes. O recebimento de e-mails, por exemplo, é uma das principais fontes de entrada de pessoas mal intencionadas em sua rede, então, é necessário garantir que problemas não estejam acontecendo.

Encontrar empresas renomadas no mercado é de grande valia para a realização de um bom backup de dados. Infelizmente, não podemos colocar informações preciosas na mão de “qualquer um”.

E aí, gostou do nosso artigo? Quer obter acesso a outros textos como este? Então, siga nossa página no LinkedIn e no Twitter e não deixe de curtir nossa página no Facebook para acompanhar todas as nossas atualizações!