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Como desenvolver um plano de Recuperação de desastres em TI

By setembro 26, 2022 No Comments

Muitas empresas, independentemente do setor, demandam o uso da tecnologia e uma excelente estrutura de TI. Mas, além disso, também é importante um plano de recuperação de desastres em TI, assim é possível garantir a eficiência dos processos realizados pelos colaboradores e atuar rapidamente frente a qualquer falha.

Com os processos ficando cada vez mais automatizados, o uso da tecnologia se torna essencial para um bom funcionamento das empresas. 

Afinal, a tecnologia e a automação têm impacto direto na eficiência das operações e nas experiências proporcionadas aos clientes.

No entanto, ao pensar nos aparatos tecnológicos, é comum ocorrer falhas e problemas que podem comprometer o desenvolvimento das atividades.

Com isso, diversos negócios podem sofrer, por exemplo, com a perda de arquivos e documentos, e não estão sempre preparados para este incidente.

Um jeito de contornar essa situação é entender melhor sobre recuperação de desastres e os seus benefícios para uma empresa de ar condicionado e de outros setores.

Afinal, estar preparado permite atuar com mais qualidade e rapidez, além de ser uma maneira de aproveitar o melhor que o plano de recuperação tem a oferecer.

Os desastres no setor de TI (Tecnologia da Informação) podem ocorrer a qualquer momento, por isso, conhecer alguns deles é o jeito de pensar em soluções para desenvolver um bom plano de recuperação e resolver o problema.

O que são desastres em TI?

O departamento de TI é responsável por todo o fluxo de informações, sistemas de comunicação e processamento de dados que sustentam as atividades da empresa.

Os dados são armazenados, protegidos, analisados e gerenciados a partir de um sistema composto por softwares e hardware.

Considerando que um desastre de TI está relacionado a perda ou interrupção de alguns processos e informações importantes citados acima, podem afetar diretamente as interpretações e análises necessárias para a tomada de decisão e fornecimento de insumos para seu negócio de câmara fria

Ou seja, revertê-los rapidamente é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Esses desastres e falhas podem ocorrer devido aos ataques cibernéticos, uso de tecnologias sem conhecimento ou falhas nos equipamentos computacionais, situações que acontecem, muitas vezes, por falha humana.

Os desastres de TI não acontecem de uma hora para a outra, ou seja, você pode observar sinais que indicam que o problema está acontecendo. Esses sinais são:

  • Erros e reclamações repetidas;
  • Mudança nas atividades/resultados ou no comportamento dos funcionários;
  • Sobrecarga nos procedimentos de publicação;
  • Demandas não atendidas pelo sistema;
  • Falhas de segurança mais recorrentes;
  • Excesso de trabalho por parte da equipe de TI.

Para esses e outros problemas relacionados aos desastres, a empresa pode investir em um plano de recuperação e assim manter as operações sob controle, atuando assim que algum desses sinais for percebido.

O que é recuperação de desastres?

O termo Disaster Recovery, em português, recuperação de desastres, é muito comum na área de TI e consiste em um conjunto de ações estratégicas estabelecidas com objetivo de evitar que as empresas percam suas informações/dados em casos de imprevistos.

Essas estratégias são consideradas preventivas e recuperativas, já que visam restabelecer os serviços das empresas de forma ágil, reduzindo ao máximo os impactos.

Por que investir em um plano de recuperação de desastres?

Alguns sinais podem ser notados pelos gestores, mas conhecer a fundo possíveis causas ajuda a cuidar melhor dos processos e evitar problemas, possibilitando um plano mais detalhado e efetivo.

Conheça os principais aspectos que devem ser considerados no plano e a importância deles nos tópicos a seguir.

  1. Roubos

Uma boa infraestrutura de TI tem alto custo e é estratégica para o negócio. 

Por esse motivo, o roubo de equipamentos e até o roubo de dados importantes devem ser evitados e, caso ocorram, é fundamental agir rapidamente na recuperação – principalmente das informações.

Crimes cibernéticos são outros problemas que podem prejudicar o desempenho do seu negócio, seja ele de peças para máquina de lavar ou mesmo uma fintech.

Pessoas mal intencionadas podem invadir o sistema da sua empresa, gerando prejuízos financeiros e de credibilidade. 

Assim, considerando esse risco no plano e traçar o posicionamento da marca, medidas de contenção, proteção e recuperação são cruciais para reduzir os danos ao negócio e para preservar os clientes.

  1. Falha nos equipamentos

Todo aparelho está sujeito a falhas como peças quebradas ou queimadas, panes ou travamentos.

Isso pode gerar a perda de dados e a suspensão dos processos, algo que prejudica os negócios.

Deste modo, contar com um sistema de manutenção ou reposição mais ágil, considerando no plano contatos para a compra de equipamentos, por exemplo, se faz necessário.

  1. Queda de energia

Esse é um risco que existe em qualquer empresa, e além de interromper a execução das atividades, também pode provocar a queima dos equipamentos, demandando ainda mais atenção e suporte claro.

  1. Erros humanos

Mesmo tendo os melhores equipamentos, os colaboradores podem cometer erros, seja sem querer ou propositadamente. 

Essa eventualidade pode gerar atrasos, comprometendo o desempenho dos processos da empresa de caixas cartonagem personalizadas e de outras áreas.

Por isso é importante ter um plano de conscientização de usuários em cibersegurança que seja efetivo.

  1. Desastres naturais ou impactos ambientais

Imagine essa situação: um ciclone devasta a região em que a sua empresa está localizada e a organização é completamente destruída. Isso pode gerar a perda de todos os arquivos.

É para estas e outras situações que o plano de recuperação serve, pois com um bom planejamento a empresa consegue continuar operando sem grandes impactos, mesmo diante de falhas e problemas.

O plano de recuperação ajuda a implementar estratégias assertivas e que promovem a recuperação ágil dos dados afetados e dos serviços, mantendo a produtividade em todos os departamentos e ajudando nos resultados.

A importância de conhecer bem sua empresa para um plano efetivo

Antes de iniciar a elaboração do plano de recuperação, é importante entender as necessidades da sua empresa e a relevância dos dados nos processos.

Para compreender melhor, é necessário considerar dois fatores:

  1. RTO (Objetivo de Tempo de Recuperação)

Esse indicador determina o tempo que será preciso para restaurar os processos da empresa depois que os serviços são interrompidos por algum imprevisto.

  1. RPO (Objetivo de Ponto de Recuperação)

Neste momento, você pode definir a quantidade aceitável de perda das informações até o momento da falha. 

Deste modo, é possível determinar em que pontos os arquivos precisam ser restaurados para que as operações possam ser retomadas.

Esses dois fatores são muito importantes para desenvolver um bom plano de recuperação.

Dicas para implementar um plano de recuperação em sua empresa

Pesquisar informações e dicas de como implementar o plano de recuperação de TI é o modo de proteger os dados do seu negócio de cursos de gestão empresarial e assim ter excelentes resultados, melhorando a produtividade.

  1. Elabore um inventário de ativos

Um plano para a recuperação de desastres deve começar com um processo de listar todos os ativos de TI da empresa.

Esta ação é muito importante para entender a complexidade do ambiente de trabalho.

Deste modo é necessário listar todos os itens e informações sob o gerenciamento do TI, incluindo dispositivos, servidores, aplicativos, computadores de rede, os dados importantes da empresa, entre outros.

Em seguida, é necessário mapear em qual espaço o ativo está localizado fisicamente, em qual rede ele está, além de identificar quaisquer dependências.

  1. Faça uma avaliação de risco

Após o mapeamento dos ativos de TI, redes e suas dependências, é importante listar todas as ameaças internas e externas de cada um dos ativos. 

Sendo assim, é importante imaginar várias ameaças possíveis porque, a partir disso, você pode se preparar e pensar como esses problemas podem afetar o desempenho da sua empresa de manutenção de notebook BH, por exemplo.

Uma base inicial para identificar esses riscos é considerar quais ameaças e dados sua empresa lida, bem como avaliar a listagem de falhas mais comuns.

  1. Desenvolva um plano para continuidade dos negócios

Assim como o plano de recuperação é importante, pensar em um plano de continuidade das atividades durante as ações de recuperação é uma maneira de garantir o andamento dos processos da empresa.

Este plano consiste em uma série de protocolos que são projetados para assegurar que as atividades serão executadas durante um evento impactante.

O plano de continuidade dos negócios visa responder a seguinte pergunta: como manter os negócios funcionando, caso ocorra um desastre?

A retomada dos processos o mais rápido possível é algo que deve ser considerado essencial após um desastre, de forma a manter a competitividade. 

Para isso, um bom plano de continuidade inclui:

  • Testes regulares;
  • Estratégias de recuperação;
  • Análise de impacto nos negócios;
  • Desenvolvimento de estruturas que ajudam no plano de recuperação.
  1. Manutenção da continuidade operacional

Essa é uma etapa na qual os profissionais ficam responsáveis pela realização de rotinas, garantindo que todos os serviços estejam funcionando nos negócios de impressora laser colorida multifuncional.

  1. Adote novas formas de backup

A famosa cópia de segurança é uma das formas mais eficazes para implementar as práticas de recuperação em casos de desastres. Outro ponto interessante é a possibilidade de preservar dados importantes e sigilosos.

A computação em nuvem, por exemplo, é uma opção que tem despontado neste cenário, graças a redução de custos e praticidade no acesso às informações de diferentes dispositivos. 

Além disso, o sistema em nuvem proporciona outros ganhos aos negócios que são: 

  • Restauração automática e ágil dos dados; 
  • Segurança, já que os arquivos são criptografados;
  • Fácil escalabilidade no armazenamento.


Estas são apenas algumas dicas que podem ser implementadas, por exemplo, em uma assistência técnica notebook Dell e em outros negócios de diferentes setores.

Deste modo, os investimentos de tempo e estratégias para criar um bom plano de recuperação de TI são uma forma de garantir que a sua empresa possa manter a produtividade, mesmo em meio a situações desafiadoras.

Texto desenvolvido em parceria com Business Connection,

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Como desenvolver um plano de Recuperação de desastres em TI

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