controle de acesso à internet

O fornecimento de acesso à internet a funcionários, alunos ou usuários convidados resulta em boas razões para se adotar ações de controle de acesso à internet para empresas.

A internet oferece às empresas muitos recursos convenientes para facilitar os negócios, possibilitando que os funcionários realizem pesquisas, acessem informações, visualizem os sites dos concorrentes, etc.

No entanto, o problema ocorre quando os funcionários passam muito tempo na internet fazendo atividades não relacionadas aos negócios, como compras pessoais, conversas com amigos em chats, postagens em redes sociais ou quando acessam conteúdo indevidos e ilegais.

Sendo assim, nesse post, você vai entender melhor sobre a importância de se fazer o controle de acesso à internet para empresas.

 

Por que ter controle de acesso à internet para empresas?

O uso da Internet no trabalho oferece muitas vantagens e recursos que podem ser benéficos para as operações de uma empresa. Os problemas surgem com o acesso permitido a contas de e-mail pessoais, sites de redes sociais, sites de leilões, entre outros. O uso excessivo desses sites atrapalha o desempenho nas responsabilidades de trabalho por causa da navegação excessiva na Internet, como resultado em diminuição dos níveis mais baixos de produtividade.

Este é apenas um dos diversos problemas de segurança resultantes da navegação na Internet não monitorada. O download de software ou anexos em um computador de trabalho aumenta o risco de uma infecção por vírus em toda a rede e pode prejudicar toda a empresa.

 

Quais itens são essenciais para um fazer esse controle?

Há alguns itens que são essenciais para um monitoramento efetivo em uma empresa.

 

Filtro de conteúdo

Uma solução de filtro de conteúdo da Internet é uma ferramenta essencial para empresas preocupadas com sua segurança da informação. As soluções de filtro de conteúdo da Internet ajudam a impedir que os usuários acessem páginas da internet que contêm ameaças virtuais, como malwares e vírus de computador e, inadvertidamente, baixem vírus no sistema de computador ou na rede.

 

Restrição de instalação

Em uma rede corporativa é um enorme risco de segurança que qualquer pessoa tenha permissão para instalar o software no computador, principalmente quando o número de funcionários é alto. Tudo o que é necessário é que um programa infectado por vírus entre em um computador conectado à rede e, de repente, todos os computadores são atingidos e informações importantes perdidas.

 

Controle de permissões

Você pode definir permissões de acesso para sites, pastas e arquivos específicos em seu servidor. As permissões podem se aplicar somente a um usuário específico ou a um grupo de usuários.

 

Como fazer o controle de acesso à internet na sua empresas?

Um sistema de controle de acesso à rede permite que as organizações restrinjam o acesso aos recursos em sua rede. Confira 4 maneiras de fazer o controle do uso de internet na sua empresa de forma fácil.

 

1. Construa barreiras de proteção

Downloads não autorizados de músicas e filmes diminuem consideravelmente a sua rede e têm um impacto sério na eficiência da sua empresa. O tráfego da internet pode ser bloqueado ou filtrado nos níveis HTTP e HTTPS. Elabore uma lista com permissões e bloqueios para impedir o acesso a determinados sites. É possível ainda restringir o acesso à Internet por computadores ou por usuários.

 

2. Instale programas de controle de acesso

Instale programas ou softwares específicos para bloquear alguns conteúdos a Internet, permitir acesso a sites autorizados, restringir o acesso a determinados sites, agendar o acesso para filtrar a Internet durante horários específicos do dia ou da semana.

 

3. Monitore o uso da rede

Com ferramentas de monitoramento, é possível acompanhar o que os usuários estão visualizando online e, em seguida, agir de acordo. Ao lidar com o controle dessa maneira, consegue-se monitorar o uso da internet pelo funcionário em uma única área de trabalho. Esse tipo de ferramenta permite até que o administrador visualize os favoritos dos funcionários.

 

4. Verifique se a empresa possui uma política de acesso clara

Antes de empregar um software de controle, é preciso que os funcionários tenham total conhecimento das políticas que impeçam o uso de determinados sites durante o horário de trabalho. Crie uma política de uso restrito da Internet por escrito para os funcionários. Especifique quais funcionários podem usar a Internet, sites aprovados, quando os funcionários podem usar a Internet e por quanto tempo eles podem usá-la.

Para saber mais sobre como o controle de acesso à internet para empresas, siga-nos no LinkedInTwitter e Facebook e fique por dentro de todas as novidades!