
Uma estratégia bastante essencial para o aprofundamento da relação entre cliente e marca é o E-mail marketing. Devido a proximidade, esse tipo de contato é cada vez mais comum e importante para diversas empresas, blogs e agências, por isso, aprenda como fazer campanhas de E-mail marketing segundo as regras da LGPD
Para se ter uma ideia, uma marca de limpeza e manutenção de ar condicionado pode usar o e-mail para se comunicar com os clientes dando dicas sobre o cuidado da ferramenta e avisando sobre promoções no decorrer do tempo.
Em um ambiente virtual, é necessário tomar muito cuidado pois estamos falando de uma relação entre informações de pessoas reais sendo usadas para a promoção dos serviços.
É nesse âmbito que entra a LGPD, sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, uma norma importante para regular o setor e preservar os usuários.
Contudo, é importante compreender que as diretrizes envolvidas nesse processo vão afetar o funcionamento de uma campanha de E-mail marketing. Mas não se preocupe, este artigo foi pensado para ajudar você a lidar da melhor forma com os dois temas. Confira os tópicos abaixo para se informar melhor.
O que é E-mail marketing?
Se antes o endereço eletrônico de uma pessoa era interpretado como um correio virtual, hoje ele é bem mais que isso.
Usado para cadastro em aplicativos, sites e e-commerce, o e-mail é uma ferramenta usada constantemente na vida de um usuário digital, funcionando como uma “identidade”, e o marketing sabe disso.
É nesse sentido que o contato de relação direta entre empresa e consumidor acontece, por meio de uma conversa regular, objetiva e direta, a respeito de promoções, anúncios de novos produtos e temas que a persona pode se interessar.
Com isso, uma empresa de serviços médicos pode anunciar uma nova promoção para exame admissional em cotia direto no e-mail de gerentes de RH, por exemplo, e outros responsáveis por empresas da região cadastradas em sua base de dados.
Dessa forma, na abertura da mensagem, já se tem o possível interesse na marca ou na compra.
No entanto, existem contatos que incomodam os clientes, fazendo que denunciem o e-mail/remetente como spam, evitando abrir as mensagens e tornando suspeitos os endereços de empresas.
Consequentemente, esse passou a ser um ponto de atenção nas campanhas de marketing, havendo um maior cuidado na captação e manutenção de contatos, bem como criando métodos para adequação às diferentes normas – como disponibilizar um link solicitando a exclusão do contato da lista.
Ou seja, as marcas se atentaram a isso e cada vez mais atualizam a maneira de se comunicar por e-mail, com uma base de contatos consolidada, interessada e sistemas de automação personalizados.
Vantagens do E-mail marketing
Uma estratégia completa de marketing digital pode ter três fortes pilares: redes sociais, blog e e-mail marketing.
Esse é o nível de importância dessa ferramenta. Podemos ainda mencionar quatro enormes motivos para o uso do e-mail marketing, confira abaixo.
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Promoção de conteúdos
Mais do que produzir um artigo sobre empresa de jateamento de vidro, o seu blog precisa de uma audiência e o e-mail marketing é uma ótima forma de anunciar os seus conteúdos para os seus seguidores, compartilhando um informativo sobre os novos materiais.
Em uma estratégia de marketing digital, usar o e-mail como um braço de divulgação – ao lado das redes sociais – reforça bastante o potencial de aumento da sua taxa de visualização na internet.
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Alcance maior e mais previsível
Tendo em vista o número de pessoas com acesso ao celular e com a criação de e-mail para realizar as tarefas mais básicas, os endereços ativos só aumentam com o tempo.
São bilhões de oportunidades pelo mundo, prontas para aprofundar o seu contato por e-mail.
Isso porque uma mesma centena – ou milhares de contatos – pode receber o seu conteúdo a partir de especificações de interesses e o cadastro realizado.
Com isso, você pode ter a certeza de que a sua mensagem chegará aos endereços, pois, diferente das redes sociais, o e-mail não funciona por algoritmo.
Além disso, você tem um acompanhamento claro da efetividade. Ou seja, quantidade de aberturas e contatos que deixaram de abrir os e-mails, podendo qualificar a base de leads.
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Pós-venda
Um dos movimentos mais buscados pelos gestores é a fidelização do cliente. Essa ideia diminui os gastos e melhora o nome da empresa.
O E-mail marketing é um ótimo modo de realizar estratégias de pós-venda, por meio do contato frequente feito depois da compra.
Algumas possibilidades de assunto são pesquisas de satisfação, guias de como usar a mangueira para hidrante, por exemplo, além de avaliar se o consumidor tem alguma dúvida sobre o produto comprado.
Um bom atendimento promove a indicação para novos clientes e compras recorrentes por esse cliente.
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Retorno financeiro
O ROI, Retorno sobre Investimento, relacionado com o marketing, é o principal destaque nas estratégias de marketing digital. Ou seja, se a sua ideia é gastar menos para vender mais, seguir ações de campanhas de E-mail marketing é um bom caminho.
São ofertas e promoções, cabíveis para diversas marcas, de construtoras, passando por fornecedores de balcão refrigerado para açougue até agências de publicidade, diretamente para uma base interessada de cliente, com muito mais chance de compras.
Principais tipos de E-mail marketing
Você já compreendeu o que é o E-mail marketing e quais as vantagens desse método de contato.
Mas como usar esse recurso? Quais modelos existem para formar uma campanha? Existem cerca de 5 exemplos principais:
- Newsletter;
- Promoções;
- Atualizações;
- E-mails transacionais;
- Fluxos de nutrição.
Para informações mais precisas sobre cada item acima, leia a definição de cada modelo nos tópicos abaixo.
Newsletter
O E-mail marketing tradicional, mais comumente pensado e usado entre blogs e marcas, é a newsletter, ou na tradução literal, boletim de notícias.
O modelo consiste no envio periódico de uma curadoria com resumo das informações mais recentes e interessantes sobre o nicho da empresa, com inserção de links externos de outras fontes ou que redirecionam para o site oficial da marca.
Com isso, pode ser abordada a explicação da nova atualização de um refrigerador para vacinas, ou a cobertura de um evento do mercado.
Promoções
Outro queridinho das empresas é o e-mail promocional, voltado para o anúncio de ofertas envolvendo serviços e produtos.
A ideia é fazer uma propaganda comercial, indicando novos itens com links que convidam o leitor a ir até o site oficial e realizar a compra.
Atualizações
Diferente da newsletter, mas também com uma abordagem semelhante, a ideia das atualizações é notificar o cliente dos artigos mais recentes postados no blog da empresa ou encaminhar um conteúdo exclusivo, como a lista dos melhores balcão buffet de madeira, por exemplo.
Qualquer conteúdo que comprove o valor de autoridade e inteligência da sua marca e que pode conectar com aquilo que é procurado pela sua persona pode compor a estratégia de contato/calendário de email.
E-mails transacionais
Qualquer movimento do seu lead pode ser um gatilho para iniciar o envio de e-mails.
Esses são os e-mail marketing transacionais. Eles acompanham a jornada do cliente conforme ele realiza as principais funções dentro do seu site.
Ele serve tanto para informar quanto para oferecer conteúdo de qualidade, captando a atenção do cliente de diversas maneiras.
Fluxos de nutrição
A nutrição também acompanha os movimentos do lead, mas agora é pelo envio direto de materiais que possam interessá-lo, a partir do preenchimento inicial de um formulário inicial para um conteúdo em específico.
Depois do primeiro envio, a ideia é aprofundar cada vez mais o lead até ele se tornar o cliente da sua empresa.
O que é a LGPD?
Você deve ter percebido que lidar com e-mails marketing significa também tratar de informações pessoais de usuários da internet. São informações que devem ser trabalhadas com um enorme cuidado.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil, em vigor no país desde 2018, serve justamente para regular o tratamento e proteção de dados na nação, visando preservar essas informações e adequar as estratégias que lidam com dados.
Assim, toda empresa que lida com informações de personas, leads e clientes deve compreender o funcionamento da LGPD.
A principal base para a criação da lei brasileira é a GDPR, que regula as informações na União Europeia. Com isso, se a sua marca presta serviços para usuários estrangeiros, também é importante entender como funciona essa lei.
Bases legais
Um dos pilares para o funcionamento da LGPD em uma empresa são as bases legais. Ou seja, argumentos que liberam o uso dos dados pessoais de uma pessoa na empresa, com diretrizes para reduzir o vazamento de informações.
Sem optar por bases legais, a relação com o consumidor deixa de ser adequada e resguardada e a marca fica sujeita a punição. Existe cerca de 10 bases legais possíveis de serem usadas em diversos contextos para obtenção dos dados:
- Consentimento;
- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
- Execução de políticas públicas;
- Legítimo interesse;
- Proteção da vida;
- Proteção de crédito;
- Tutela da saúde do titular;
- Exercício regular de direitos;
- Estudos e pesquisa;
- Execução contratual.
Além da empresa seguir as diretrizes acima, também é interessante avaliar a expectativa dos leads, ou seja, verificar se faz sentido o uso dos dados com aquilo esperado pelos leads. Observar a relação já estabelecida entre as duas partes é um começo para isso.
Dentro da prática da LGPD, alguns pontos são importantes de constar, como o consentimento, necessidade, adequação, transparência, finalidade e não discriminação.
Assim, cada novo movimento da sua empresa deve passar por “checks” dos princípios, para que a relação com o lead seja a mais ética possível. Dessa forma, ele tem consciência das informações trocadas e a sua empresa se mostra como responsável em relação aos dados.
E-mail marketing e LGPD
Com a entrada da LGPD nos processos de marketing, o tratamento dos dados do lead se torna um pouco mais complexo, mas não impossível de realizar.
Para estar em conformidade com a Lei, basta segmentar os leads que consentiram com as informações, de acordo com a proteção de dados, colocá-los na campanha de E-mail marketing e começar o disparo de conteúdo.
Os mecanismos para que o usuário obtenha o e-mail da empresa devem ser claros e objetivos, sem caixas de seleção pré-marcadas, não importa o material, seja sobre empresas de cilindros hidráulicos ou sobre anúncios de produtos em promoção.
Também permita que o usuário negue o consentimento posteriormente e faça seleções específicas para cada tipo de conteúdo – bem como solicite a exclusão das informações, se necessário.
De modo geral, a relação entre E-mail marketing e LGDP funciona dessa forma, de modo a promover o negócio a partir de dados que qualifiquem as estratégias, mas captando essas informações com segurança para os usuários e adequadas às normas vigentes.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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