O que é um Keylogger

Apesar das facilidades trazidas pela internet no nosso dia a dia e para a produtividade das empresas, a verdade é que ela está infestada de ameaças. Uma delas é o Keylogger, software nocivo que registra tudo o que é digitado no teclado a fim de capturar senhas e qualquer tipo de dado pessoal.

Nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento está sempre atenta a novas ameaças virtuais e alertar nossos leitores sobre como se proteger. Preparado para a leitura? Então camos lá!

 

O que é um Keylogger?

Keylogger em inglês significa “registrador do teclado” e, como o próprio nome explica, captura todas as teclas digitadas pelos usuários infectados para capturar senhas, números de cartão de crédito, entre outros. Este tipo de software nocivo está categorizado como um spyware, que você pode conferir em artigo publicado pela HSC.

Embora seja utilizado por criminosos para capturar informações pessoais, o uso do keylogger não é exclusivo de criminosos, pode ser utilizado de modo não fraudulento para utilizar como log de dados ou para salvar informações digitadas por um software terceiro.

Muitas vezes o keylogger passa despercebido aos olhos do usuário, mas dependendo do software pode causar piscadas regulares no mouse ao utilizar o teclado. Isso pode significar que a digitação está sendo salva por um programa malicioso, que enviará as informações para uma pessoa mal intencionada.

Uma forma eficiente de identificar a infecção por keylogger é utilizar um bom sistema de antivirus.

 

Como se proteger contra Keyloggers?

O melhor modo de proteção conta ameaças virtuais é a prevenção. E como prevenção temos duas principais formas: boas práticas e sistemas de proteção.

Como boas práticas entendemos evitar comportamentos de risco ao navegar na internet, como baixar software pirata, principalmente via torrent, acessar sites desconhecidos e que trabalham com Ads de marcas de reputação duvidosa e clicar em links de e-mails recebidos por pessoas desconhecidas.

Dentro do ambiente corporativo o ideal é capacitar os usuários, explicando os perigos de uma nevegação descuidada. Afinal, isso põe em risco os dados do funcionário e da própria organização. Leia nosso artigo sobre grandes empresas invadidas por hackers.

Um dos métodos que os bancos utilizam para proteger seus clientes é utilizando a digitação de senhas e outros dados sigilosos via teclado virtual. Isso evita que softwares maliciosos capturem as informações digitadas pelo teclado. Embora não seja efetivo contra todas as ameaças, é efetivo contra keyloggers.

Para o usuário, uma forma efetiva de se proteger é utilizar tecnologia de proteção contra ameaças. Um bom antivirus é certamente uma boa pedida. Mas é preciso ir além, é preciso atuar antes de ser infectado.

 
Antispam em Cloud

 
Hoje, a principal forma de infecção por vírus e malwares, em geral, é o e-mail. Para automatizar a proteção contra ameaças pode-se utilizar um sistema de e-mail gateway confiável.

Para isso recomendamos o Mailinspector, software antispam e antifraude que utiliza machine learning e behavior analysis para neutralizar ameaças em tempo real.

Assine nossa Newsletter!

Receba por e-mail os nossos melhores conteúdos sobre segurança da informação.

Keylogger, o que é e como se proteger desta ameaça!

tempo de leitura: 3 min