Malvertising

Malwares são softwares maliciosos codificados com o objetivo de infectar dispositivos ou roubar informações. Esses dados geralmente são utilizados para gerar dinheiro de forma ilegal ou não autorizada. Um tipo de malware bastante difundido é o malvertising, que falaremos com detalhes neste artigo.

 

O que é Malvertising

Malvertising é um tipo de publicidade maliciosa criada para espalhar malwares. Sua utilização geralmente envolve a “injeção de anúncios” com malware mesmo em sites legítimos. Essa ameaça virtual se espalha rapidamente, pois é despendido um grande esforço dos criadores do anúncio em tornar a peça atrativa para usuários e vender produtos.

Em seu tipo mais conhecido, a publicidade maliciosa redireciona o usuário infectado para outro servidor. Muitos destes ataques são automatizados para personalizar a infecção, verificando seu computador em busca de sua localização, sistema operacional e softwares instalados. A partir disso, pode escolher qual malware é mais eficaz para enviar ao usuário.

Malvertising é um conceito razoavelmente novo para espalhar malwares e pode ser extremamente difícil de combater e identificar. Isso porque não requer nenhum tipo de ação do usuário e atua silenciosamente em sites aparentemente seguros. Além disso, possuem o potencial de atingir milhões de usuários.

Assine nossa Newsletter!

Receba por e-mail os nossos melhores conteúdos sobre segurança da informação.

Conheça o Malvertising e descubra como se proteger!

tempo de leitura: 1 min