Riscos de um Malware

Malware e software malicioso são palavras que causam pânico em qualquer organização que lide com dados críticos. Essas ameaças se multiplicam a cada instantes e possuem inúmeras variações como spyware, adware, phishing, vírus, Cavalos de Tróia, worms, rootkits, ransomware e sequestradores de navegador. O malware tem como característica infectar os computadores e dispositivos de várias maneiras e assumindo diversas formas.

Nesse post, vamos te mostrar mais detalhes sobre os softwares maliciosos conhecidos como malware e te mostrar como se prevenir contra eles.

 

O que é malware?

O termo é usado para descrever qualquer programa ou código malicioso que seja prejudicial aos sistemas. Ele invade danifica ou até mesmo desabilita computadores, redes, tablets e dispositivos móveis.

Malware também pode ser uma maneira de ganhar dinheiro de forma ilícita. Em alguns casos ele pode não danificar o hardware físico dos sistemas e equipamentos de rede, mas rouba, criptografa e também pode vir a excluir dados, alterar ou sequestrar funções básicas do seu computador e espionar suas atividades sem seu conhecimento. Essa invasão ocorre ao acessar sites contaminados ou até mesmo via e-mail.

 

Proteção contra SPAM e ataques por e-mail

O MailInspector utiliza machine learning e behavior analysis para detectar ameaças

Fale com um Especialista

 

Como identificar se houve infecção por malware?

Existem muitas maneiras de você ser infectado por malwares. O jeito mais comum é realizar download de algum tipo de arquivo, como download de arquivos de música infectados, instalação de softwares adicionais, quando você faz a instalação de algum software que não foi validado pelas app stores, instalação de novas barras de ferramentas de um provedor desconhecido, entre muitas outras formas. Arquivos maliciosos podem se esconder em aplicativos legítimos, principalmente quando baixados de websites.

Os sinais mais comuns de que você pode estar infectado é quando o seu computador passa a ficar lento de forma inexplicável ou apresentar comportamento fora do padrão esperado. Pop-ups repentinos, spams e panes recorrentes também são um sinal de alerta. Se seu sistema windows desliga repetidamente, congela ou exibe BSOD (tela azul) ou você nota perdas no espaço de disco, isso está acontecendo provavelmente devido a um ataque de malware.

 

Tipos de malware

Abaixo listamos as formas mais comuns de malware;

  • Adware esse tipo de software joga anúncios em sua tela, se disfarça como legítimo ou se obrepõe a outro programa para enganá-lo e assim você instalar ele em seu computador, tablet ou dispositivo móvel.
  • Spyware secretamente o spyware observa suas atividades de usuário sem permissão e passa as informações para o autor do software. Ele pode ser muito perigoso, pois pode gravas todas as teclas digitads, possibilitando que um hacker observe suas senhas.
  • Vírus – se anexa a outro programa quando executado, geralmente desconhecido pelo usuário. Ele se reproduz e modifica outros programas de computador (infectando-os).
  • Worms – são um tipo de malware similar ao vírus, se multiplicam com o intuito de se espalhar para outros computadores da rede para causar danos e destruir dados e arquivos.
  • Trojan (cavalo de tróia) um dos mais perigosos, geralmente se apresenta como algo útil a fim de enganar você. Após entrar em seu sistema, os invasores ganham acesso não autorizado ao computador afetado.
  • Ransomware uma forma de malware que bloqueia seu dispositivo e/ou criptografa seus arquivos e depois força você a pagar um resgate para recuperá-los.

 

Como se prevenir

Você deve se manter atento aos nomes de domínio que terminam em letras estranhas, isso é um indício de websites perigosos. Evite clicar em anúncios pop-up ao navegar na internet, não abra anexos de e-mails não solicitados.

Certifique-se de que seu sistema operacional, navegadores e plugins estejam sempre atualizados, pois a manutenção de um software atualizado pode afastar criminosos. Não clique em links estranhos, textos e mensagens do WhatsApp de origem desconhecida. E por fim, utilize um bom sistema de proteção antimalware.

 
Antispam em Cloud

 
O HSC MailInspector é um software antispam, que oferece uma estrutura robusta de tecnologias que protegem contra ataques dirigidos por e-mail. Ele protege você contra malware, ataques de phishing, spam e outros conteúdos maliciosos. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas.
 

Assine nossa Newsletter!

Receba por e-mail os nossos melhores conteúdos sobre segurança da informação.

Malware: conheça os riscos dessa ameaça e suas principais variações

tempo de leitura: 4 min