o que é gateway de e-mail

Sabemos que o e-mail é uma ferramenta indispensável para as empresas e, apesar de todos os benefícios que oferece, é também um dos veículos favoritos para cibercriminosos.

O e-mail, por exemplo, é a principal porta de entrada de vírus, phishing, ransomware e outros malwares, além de spam e mensagens indesejadas. O Spam, por exemplo, não apenas drena a produtividade, como também pode atrair funcionários para visitar sites inadequados ou maliciosos, colocando em risco a empresa e o usuário.

Mas, hoje, já existem formas de se controlar os danos que os ataques cibernéticos podem causar: o gateway de e-mail é considerado uma solução obrigatória para a estratégia de segurança para qualquer empresa. Cerca de 90% do número total de e-mails que chega ao gateway é indesejado, spam ou um risco à segurança da empresa.

Como podemos perceber, no mundo online, atualmente, há vários desafios que os gerentes de TI precisam lidar para proteger as empresas. É preciso aprender a priorizar os objetivos e se familiarizar com todos os tipos de perigo em potencial ao usar serviços online, além de atentar-se para as melhores soluções.

 

O que é gateway de e-mail e para que serve?

Gateway, em geral é um servidor que fica na borda da rede da empresa.Ele permite a troca de dados entre um computador, ou dispositivo que esteja dentro da rede com a internet. Uma vez que a informação passa por ele, é possível criar filtros e controles ao que é recebido ou enviado para fora da rede interna.

Assim, os gateways de segurança de e-mails são usados ​​para impedir que os e-mails que violam as políticas de uma organização cheguem até a caixa de entrada dos usuários, especialmente os e-mails mal-intencionados. Os gateways de segurança de e-mail devem colocar em quarentena ou bloquear e-mails que contenham malware, ataques de phishing, spam e outros conteúdos mal-intencionados.

 

Por que o gateway de e-mail é importante para sua empresa?

Seja malware, phishing, links mal intencionados, ciber-ataques como o sequestro de dados, o e-mail é o principal método usado por hackers para fornecer programas prejudiciais a uma empresa ou funcionário.

O e-mail continua a ser uma ferramenta-chave de produtividade para as organizações de hoje, bem como um vetor de ataque bem-sucedido para criminosos cibernéticos. Porém, nem todos as pessoas estão cientes dos benefícios de um gateway ou, até mesmo, do que ele é.

Um gateway de e-mail deve analisar também a saída de e-mails da empresa filtrando contra spam e vírus os e-mails enviados de dentro para fora da organização. evitando ataques de diretório, quando um software malicioso utiliza o domínio e estrutura da organização para disseminar spam e ameaças à terceiros.

Esse processo também impede que um endereço IP de um negócio seja colocado na lista negra por agências de listas de bloqueio globais para altos níveis de spam — um cenário que pode ocorrer inadvertidamente ou se uma conta de e-mail corporativa for comprometida por um cibercriminoso e for usada para enviar spam. O processo também sinaliza malware na rede que ainda não foi identificado pelo software antivírus.

 

Os ataques cibernéticos criminosos não fazem intervalos

O e-mail tem sido o serviço de negócios mais popular já a algum tempo. No entanto, muitas das estatísticas mundiais mostram que grande parte do tráfego de e-mail em todo o mundo é malicioso ou spam, e é preciso estar preparado para investir tempo e dinheiro na construção da melhor defesa possível contra esse tipo de dano.

Eles trabalham dia e noite enviando milhares de e-mails de phishing contendo vários vírus extremamente infecciosos. Esses ataques podem causar sérios danos ao seu negócio e as consequências podem ser graves, incluindo perda completa de dados, sem a possibilidade de recuperá-lo.

Os hackers estão desenvolvendo formas cada vez mais sofisticadas de contornar os sistemas de segurança de e-mail, incluindo o redirecionamento de bons endereços de URL para URL’s de phishing. O crescente desafio, portanto, é que as organizações garantam que tenham as defesas corretas de e-mail para detectar e interromper as ameaças avançadas.

 

Como funciona o gateway de e-mails?

Um gateway de segurança de mensagens é um firewall para e-mail. Ao verificar e-mails de entrada e saída, um gateway de segurança de mensagens aplica todas as proteções específicas de e-mail necessárias para fazer negócios em um mundo cheio de spam, vírus e malware. No mínimo, os gateways de segurança de mensagens incluem quatro recursos de segurança: filtragem de spam, bloqueio de vírus e malware, filtro de conteúdo e arquivamento de mensagens.

O conteúdo dos corpos de mensagens e anexos é verificado. O gateway faz uma varredura profunda de anexos, o que significa que o conteúdo dos arquivos compactados também é examinado. A identificação de arquivos é baseada em assinaturas binárias, em vez de nomes de arquivos, melhorando a precisão e garantindo que os tipos de arquivos não reconhecidos sejam selecionados.

 
Antispam em Cloud

 

Como melhorar o envio de e-mail usando gateway?

Para melhorar o envio de e-mails usando o gateway, crie sua própria lista de destinatários usando um método de aceitação confirmado em seu servidor remetente. Ao confirmar o endereço de e-mail, os usuários informam que ele é válido e que desejam receber suas correspondências.

Limpe suas listas de discussão, ou seja, elimine endereços de devolução ruins e difíceis da sua base de destinatários. Também evite enviar anexos desnecessários, que tendem a incomodar os destinatários e entupir as caixas de entrada. Se você tiver muitos arquivos para enviar, comprima ou ‘zip’. E mais importante ainda: evite transmitir vírus certificando-se de ter um software antivírus atualizado.

Outra dica é encontrar a frequência correta para o envio de e-mails. Como regra geral, não envie mensagens de texto para seus clientes mais de uma a duas vezes por semana. Defina as expectativas corretas desde o início. Alguns gateways são extremamente sensíveis a explosões de e-mail. Ele os marca rapidamente como e-mail promocional ou spam.

Alguns softwares de marketing por e-mail possuem recursos que permitem o envio de e-mails em números menores em vez de todos de uma só vez, mas isso ainda não é suficiente. A alternativa é enviar e-mails individuais para cada membro do seu público separadamente. Por exemplo, quando eles realizam uma ação, como inscrever-se em um boletim informativo, fazer login no seu aplicativo ou fazer uma compra.

Caso deseje saber mais sobre gateway de e-mail acesse a página do nossa tecnologia Antispam