protocolo pop3

O e-mail é indispensável em qualquer empresa. No entanto, existem formas diferentes de configurar essa ferramenta — uma delas é com a utilização do protocolo POP3.

Entender a maneira como ele funciona é importante para decidir se esse protocolo atende às necessidades da empresa. Além disso, também é preciso avaliar algumas questões, como: segurança, armazenamento, backup etc.

A seguir, mostraremos as principais características dessa tecnologia e a principal diferença entre os outros protocolos de e-mail. Acompanhe!

 

Entenda o que é protocolo POP3

Basicamente, o e-mail funciona com dois protocolos, um com o objetivo de enviar mensagens, o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), e o outro com o propósito de recebimento, que pode ser o POP3 (Post Office Protocol — versão 3) ou o IMAP (Internet Message Access Protocol). O POP3 é um protocolo que permite que um computador local faça a conexão em um servidor e baixe as mensagens no cliente de e-mail, como Outlook (Windows), Mail (Mac OS X), entre outros.

 

Conheça as funcionalidades do POP3

A principal função do POP3 é acessar e descarregar as mensagens do servidor de e-mail, de modo que elas possam ser acessadas off-line. Basicamente, esse processo é dividido em 4 fases.

 

Conexão

A primeira é a conexão com o servidor. Nela, utiliza-se o protocolo de transporte TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), o que garante uma conexão confiável, sem perdas de dados ou duplicação. O POP3 pode utilizar a porta padrão 110 durante a conexão. No entanto, deve-se usar a porta 995 em conexões criptografadas via SSL (Secure Sockets Layer) ou TSL (Transport Layer Security).

 

Autenticação

A seguir, é feita a autenticação do usuário com a identificação e a senha. Então, o processo entra na fase de autorização. O protocolo pode ser configurado para a utilização de senha sem codificação, ou seja, os dados trafegam na rede sem nenhuma proteção, o que é extremamente inseguro.

Por isso, a RFC 1939 (Request for Comments) especifica o uso do protocolo de autenticação que segue o algoritmo MD5, a fim de que a senha seja criptografada e os dados possam trafegar com mais segurança.

 

Transação

Depois de conectado e autenticado, a fase seguinte é a de transação. Nela, todas as mensagens disponíveis no servidor são transferidas ao cliente.

É importante salientar que o protocolo POP3 não é recomendado para quem acessa e-mails em diferentes dispositivos, como computador de mesa (desktop), notebook e celular. Isso porque as mensagens são baixadas do servidor apenas no primeiro dispositivo. Assim, ao baixá-las no computador de mesa, não será possível acessá-las pelo celular ou pelo notebook. Nesse caso, o acesso será somente no desktop.

 

Atualização

A fase de atualização ocorre após o término da conexão com o servidor. Nessa fase, os e-mails são apagados após serem baixados. Entretanto, essa é uma opção configurável. Assim, é possível baixá-los e manter uma cópia no servidor. É importante dizer que essa opção pode trazer problemas de duplicidade de mensagens em alguns programas gerenciadores de e-mail. Por isso, a utilização desse recurso deve ser muito bem avaliada.

 

Saiba a diferença entre POP3 e os outros protocolos

Ao fazer a configuração do e-mail, é importante entender a função de cada protocolo. Isso auxilia na escolha da opção de protocolo que melhor atende aos requisitos da empresa.

 

SMTP

O protocolo SMTP é utilizado para o envio de mensagens e em conjunto com o protocolo POP3 ou com o IMAP. Seu funcionamento é padronizado pela RFC 821 e é composto por três fases:

  • apresentação;
  • transferência das mensagens;
  • encerramento.

O SMTP utiliza o protocolo de transporte do tipo TCP/IP. Os e-mails podem ser configurados em duas portas distintas:

  • porta 465, SSL — Secure Sockets Layer;
  • porta 587, TLS — Transport Layer Security.

Vale lembrar que, por padrão, o protocolo utiliza a porta 25. Entretanto, com o grande número de spams e com o objetivo de garantir uma maior segurança, não é recomendado o uso dessa porta.

 

IMAP

O protocolo IMAP é utilizado para o recebimento de e-mail. Seu principal objetivo é manter as mensagens no servidor, de modo que elas possam ser acessadas em diferentes dispositivos. Para isso, segue as normas definidas na RFC 3501.

Também é possível mantê-las off-line e fazer a sincronização periodicamente. O protocolo disponibiliza diversas operações, como:

  • criar, renomear e deletar pastas de e-mail;
  • checar novas mensagens;
  • remover mensagens definitivamente;
  • adicionar ou remover flags.

Por padrão, o protocolo utiliza a porta 143 de comunicação. Já em conexões seguras SSL/TLS, a porta de comunicação deve ser a 993. Já que as mensagens são armazenadas no servidor, não é preciso se preocupar com espaço no computador ao descarregá-las. No entanto, a preocupação deve ser quanto ao espaço em disco no servidor.

 

Conheça as principais características do POP3

Ao optar pelo uso do POP3, é preciso considerar algumas de suas características.

 

Espaço no servidor

Como sua principal função é descarregar as mensagens nas máquinas clientes, essa é uma opção mais econômica. Isso porque pode-se liberar espaço em disco no servidor ou contratar um plano de hospedagem com capacidade de armazenamento menor. Entretanto, se a empresa optar por configurar a opção de mantê-las no servidor, o espaço em disco deve ser reconsiderado. Uma vantagem em baixá-las é não correr o risco de estourar o limite da caixa postal.

 

Modo off-line

As mensagens são descarregadas a fim de serem lidas off-line. Portanto, a conexão com a internet só é necessária ao receber ou enviar e-mails.

 

Backup das mensagens

backup do servidor só armazena os e-mails que ainda não foram baixados. Dessa maneira, é importante manter backups das estações de trabalho. Assim, em caso de problemas com o computador, é possível recuperar as mensagens.

 

Modo de acesso

Todas as mensagens são removidas do servidor após serem baixadas. Por isso, é importante descarregá-las em apenas um computador. Essa é uma maneira de evitar e-mails espalhados em diversas máquinas. Além disso, uma vez baixadas, é impossível acessá-las em outro computador.

 

Segurança

Ao fazer o download das mensagens, corre-se o risco de infectar o computador. Isso porque elas podem conter anexos infectados com vírus. Por isso, é fundamental o cuidado com a segurança do e-mail. Uma maneira de evitar o problema é com o uso de determinadas ferramentas, como um gateway de e-mail, que têm diversos recursos para proteção e antispam.

 
Antispam em Cloud

 
Enfim, a utilização do protocolo POP3 é uma das opções disponíveis na configuração de recebimentos de e-mails. Portanto, é fundamental avaliar todas as características mencionadas e seguir as recomendações de uso. Desse jeito, será possível aproveitar todo o potencial que a tecnologia oferece.

Gostou do nosso artigo sobre POP3? Então, fique mais um pouco e leia também sobre o que é spam e como se proteger dessa ameaça!

Assine nossa Newsletter!

Receba por e-mail os nossos melhores conteúdos sobre segurança da informação.

Afinal, o que é e como funciona o protocolo Pop3?

tempo de leitura: 5 min