Protocolo SMTP - O que é conceito e definição

Você sabe como funciona a transferência de mensagens por e-mail? Você sabe o que é um Protocolo SMTP?

Nós usamos e-mail todos os dias, apesar do surgimento de outros meios de comunicação on-line, como mídias sociais, bate-papos, chats de vídeo, transmissão ao vivo e assim por diante. Isso significa que as pessoas vão continuar usando os e-mails, mesmo se começarem a buscar novas formas de comunicação.

Você, definitivamente, quer que seus emails sejam enviados sem problemas e entregues com segurança para seus destinos —  especialmente se forem e-mails comerciais. Confira o post e melhore sua capacidade de entrega e o envolvimento de seus destinatários de e-mail!

 

Afinal, o que são os protocolos de serviços de mensagens?

Quase toda a sua atividade on-line é possível graças à ajuda de protocolos — que são as regras e diretrizes especiais do software de rede que permitem que o computador se conecte a redes em qualquer lugar, para que você possa comprar, ler notícias, enviar e-mails e muito mais.

Basicamente, um protocolo é sobre um método padrão usado em cada extremidade de um canal de comunicação, a fim de transmitir adequadamente a informação. Para lidar com seu e-mail, você deve usar um provedor para acessar um servidor de e-mail. O provedor de e-mail e o servidor podem trocar informações entre si usando diversos protocolos.

Os protocolos são vitais para sua atividade de rede e, felizmente, você não precisa gerenciar, instalar ou, até mesmo, pensar sobre eles. Eles estão incorporados ao software de rede nos seus computadores.

 

Protocolo POP

Outro protocolo de e-mail útil é o Post Office Protocol (POP). Com o POP, é possível configurar uma máquina como um ponto de recebimento de e-mail.  O POP fornece uma maneira simples e padronizada para os usuários acessarem caixas de correio e baixarem mensagens para seus computadores.

O POP permite que a caixa de correio de um usuário resida em um host remoto, mas permite que o usuário recupere as mensagens da caixa de correio remota sob demanda. Como tal, o POP é orientado pelo usuário, já que o e-mail não é transferido até que seja solicitado. Após a transferência, o usuário pode ler e-mails no sistema local sempre que for conveniente. As respostas são retransmitidas para o servidor POP usando o SMTP. Existem duas versões de POP: o POP2 e o POP3.

 

Protocolo IMAP

Um protocolo alternativo é o Internet Message Access Protocol (IMAP), usado para acessar e-mails no servidor da web remoto a partir do cliente local. O IMAP pode ser considerado como um servidor de arquivos remoto. A principal diferença dele o do SMTP é a função que eles desempenham. SMTP é o protocolo para envio de e-mail, seja do cliente ou entre servidores, para propagar a mensagem ao destino pretendido.

Em comparação, o IMAP é um protocolo que lida com o gerenciamento e a recuperação de mensagens de e-mail do servidor. Então, se você estiver usando e-mail, provavelmente está usando os dois protocolos, mesmo que não saiba. O IMAP oferece ao usuário mais recursos, retendo e-mails no servidor e organizando-os em pastas. Além disso, permite o acesso simultâneo por vários clientes. Portanto, é bastante adequado para acessar seu e-mail a partir de diferentes dispositivos e locais.

 
Antispam em Cloud

 

O que é o protocolo Simple Mail Transfer Protocol (SMTP)?

O Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é um protocolo usado no envio e recebimento de e-mail. O SMTP é baseado na implementação do protocolo do início de 1971: o protocolo da caixa de correio e o programa SNDMSG. Somente em 1980, Jon Postel propôs um Mail Transfer Protocol e até hoje continua sendo um dos protocolos mais populares em uso no mundo inteiro.

No entanto, como é limitado em sua capacidade de enfileirar mensagens na extremidade de recebimento, geralmente é usado com um dos dois outros protocolos — POP3 ou IMAP —, que permitem que o usuário salve as mensagens em uma caixa de correio do servidor e faça o download delas periodicamente do servidor.

Em outras palavras, os usuários geralmente usam um programa que usa SMTP para enviar e-mail e POP3 ou IMAP para receber e-mail. Para o consumidor normal, o protocolo SMTP permanece praticamente invisível, uma vez que o respectivo programa de e-mail o executa em segundo plano.

No entanto, o SMTP foi projetado para ser um protocolo orientado a conexões com base em texto, deixando dessa forma desprotegida para interceptação de mensagens e fraudes.

Se você pensar em e-mail como e-mail, o SMTP é o remetente. Sem o protocolo de rede padrão da Internet, não seria possível enviar documentos de aplicativos. Isso ocorre porque, quando se envia um e-mail, ele simplesmente não é enviado diretamente para o destinatário, mas passa por um processo complexo de comunicação com várias instâncias antes de chegar ao seu destino.

 

Como funciona o Protocolo SMTP?

Quando enviamos um e-mail, nosso computador se conecta ao servidor do nosso serviço de e-mail. Um servidor é um computador centralizado que gerencia um tipo específico de serviço. Um servidor de e-mail, por exemplo, lida com e-mails. O servidor responsável pelo envio de e-mails é chamado de servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). Um servidor SMTP pode passar o e-mail para outro servidor SMTP e retransmiti-lo para o destino por meio de vários saltos.

Cada e-mail tem o endereço do remetente (por exemplo, remetente@email.com.br) e o destinatário está no campo Para (por exemplo, destinatario@email.com.br). Quando um e-mail é enviado, o provedor de e-mail se conecta ao servidor SMTP do serviço de e-mail do remetente. O provedor transmite o endereço do remetente, o endereço do destinatário e o conteúdo da mensagem. Assim, o servidor SMTP trabalha para localizar o paradeiro do destinatário. Usando o ID de e-mail do destinatário, ele localiza o nome do domínio.

Cada nome de domínio representa um endereço da web exclusivo, que são os endereços de protocolo da Internet (IP). Pense nisso como endereços postais da internet. O link entre nomes de domínio para seus endereços IP é armazenado no Registro de Nome de Domínio. O servidor SMTP, em seguida, contata o servidor onde o registro é mantido: o servidor DNS, que envia de volta o endereço para o servidor SMTP.

O servidor SMTP passa, então, a enviar o e-mail para o servidor SMTP do serviço de e-mail do destinatário. Esse servidor SMTP, por sua vez, verifica e confirma o e-mail endereçado e o entrega à sua contraparte, através do servidor POP3 ou do servidor IMAP.

 

Proteção para e-mails

Agora que você sabe sobre o funcionamento do Protocolo SMTP, ficou fácil entender como acontece a troca de e-mails feita na sua empresa! A HSC Brasil é especialista no desenvolvimento de tecnologia para proteção de e-mails.

Utilizamos machine learning e behavior analysis para aumentar a segurança dos usuários contra ataques direcionados por e-mail. Clique aqui para conhecer!

 
Gostou do nosso post? Então, leia também sobre o que é o SPAM e como lidar com esse incômodo!