Privacidade de dadosSegurança da InformaçãoTecnologia da Informação

Qual a importância da criptografia de dados?

By setembro 30, 2022 No Comments

A criptografia de dados existe desde os primórdios da internet, mas vem se aprimorando e se tornando cada vez mais vital, principalmente a partir da década de 1990, quando a rede mundial de computadores foi disponibilizada para toda a sociedade. 

Anteriormente, era voltada para centros educacionais e procedimentos militares, em uma forma rudimentar de tecnologia. 

Em pleno século XXI, a criptografia de dados de alto risco é protegida de forma apropriada, como informações pessoais, confidenciais, biométricas e financeiras, esta última englobando número de cartão e detalhes de contas bancárias. 

A criptografia de dados torna as informações ininteligíveis, logo, protege de forma única empresas e clientes, sendo necessária uma chave de descriptografia pessoal e intransferível para acesso.

O que é criptografia de dados?

A criptografia de dados é uma maneira de proteger informações particulares contra acesso não autorizado, criptografando-os por meio de uma função matemática conhecida como chave.

Como tal, a criptografia é um método para mitigar o risco de processamento ilegal, que pode estar relacionado desde à venda de um aparelho de endoscopia até a transmissão de dados entre empresas e fornecedores, ou mesmo cliente.

Isso a torna uma ferramenta poderosa para cumprir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que impõe obrigações específicas ao controlador e processador de informações para manter os dados seguros, para que os direitos e liberdades dos indivíduos não sejam colocados em risco.

Em termos práticos, isso significa que, se uma empresa criptografar os dados pessoais que processa, não haverá risco para os direitos e liberdades dos titulares dos dados, mesmo que sofra uma violação de dados.

Isso ocorre porque os dados criptografados não estarão disponíveis para qualquer parte não autorizada sem a chave de descriptografia.

Como funciona a criptografia de dados

A criptografia de dados é uma maneira de tornar mensagens ou arquivos ilegíveis, garantindo que apenas uma pessoa autorizada possa acessar essas informações. 

Dessa maneira, são empregados algoritmos complexos para embaralhar as informações e descriptografar os dados usando uma chave fornecida pelo remetente da mensagem, como por exemplo,  uma clínica que realiza cirurgia de catarata que pode fornecer chaves diferentes para que os pacientes acessem os prontuários e exames de forma privada e segura. 

A criptografia de dados garante que as informações permaneçam privadas e confidenciais, sejam armazenadas ou em trânsito. Qualquer acesso não autorizado aos dados verá apenas uma matriz caótica de bytes.

A seguir estão alguns termos essenciais de criptografia que vale a pena conhecer.

Algoritmo

Também conhecido como cifra, os algoritmos são as regras ou instruções para o processo de criptografia, mas são mais conhecidos pela leitura dos materiais online.

O comprimento da chave, a funcionalidade e os recursos do sistema de criptografia em uso determinam a eficácia da segurança.

Descriptografia

A descriptografia é o processo de conversão de texto cifrado ilegível em informações legíveis.

Chave ou senha

Uma chave de criptografia de dados, ou uma senha, é uma sequência aleatória de bits usada para criptografar e descriptografar dados, que pode ser empregada na porta de uma câmara fria pequena de um estabelecimento comercial até transações bancárias.

Cada chave é única, e chaves mais longas são mais difíceis de quebrar. 

Criptografia de dados simétrica e assimétrica

Existem dois tipos de sistemas de chave criptográfica, simétricos e assimétricos. 

Sistemas de chave simétrica

Em um sistema de chave simétrica, todos que acessam os dados têm a mesma chave. 

As chaves que criptografam e descriptografam as mensagens também devem permanecer secretas para garantir a privacidade. 

Embora seja possível que isso funcione, a distribuição segura das chaves para garantir que os controles adequados estejam em vigor torna a criptografia simétrica impraticável para uso comercial generalizado, visto o alto uso por diferentes pessoas.

Sistemas de chave assimétrica

Um sistema de chave assimétrica, também conhecido como sistema de chave pública/privada, usa duas chaves. 

Uma chave permanece secreta, a privada, enquanto a outra é amplamente disponibilizada para qualquer pessoa que precise dela, como um paciente de uma clínica que realiza cirurgia de vesícula biliar. Essa é chamada de chave pública. 

As chaves privada e pública são matematicamente vinculadas, de modo que a chave privada correspondente só pode descriptografar as informações criptografadas usando a chave pública.

Aplicativos de criptografia de dados

As pessoas que possuem acesso à internet reconhecem a importância e estão cientes de como proteger os dados, seja por meio de e-mails pessoais e corporativos, assim como as redes sociais, entre as ferramentas mais comuns para quem acessa a internet. 

No entanto, há outro fator que precisa ser abordado, que é como garantir que a mensagem que se envia não seja decifrada ou alterada e o aumento da segurança dessas informações ao se tratar de empreendimentos.

Para isso, é preciso conhecer os seguintes aplicativos de criptografia que garantem maior segurança. 

Hashes

Depois que uma empresa de cuidador de idosos, por exemplo, escolhe o tipo de criptografia desejado, uma pessoa precisa garantir que os dados não sejam alterados, sejam autênticos e verificados. 

Para isso, é preciso usar hashes. Eles são uma função unidirecional que pega um grande conjunto de dados e os converte em dados de tamanho padrão pequeno. 

A pessoa cria uma impressão digital exclusiva que prova que os dados não foram alterados durante os diferentes níveis de criptografia. 

O resultado do hashing é chamado de valor de hash ou resumo de hash.

Se por acaso houver dúvida de que os dados estão sendo alterados, sempre se pode comparar o hash original com o novo, porque dois dados alterados de maneira diferente não podem produzir os mesmos hashes.

O hash funciona quando um usuário faz login por meio de ID e senha. O servidor procura o valor de hash associado. A senha que você digitou é criptografada com o mesmo algoritmo. 

Se ambos corresponderem ao valor de hash já armazenado, ele será válido e autenticado.

Certificados Digitais

Depois de identificar que as informações criptografadas não foram alteradas, também é necessário identificar de qual fonte as informações criptografadas estão vindo e quem pode descriptografá-las. 

É aí que entram os certificados digitais, também conhecidos como certificados de identidade ou certificados de chave pública.

Eles autenticam os detalhes do remetente, por exemplo, uma empresa que fornece freezer a pequeno preço de custo para parceiros comerciais, e do destinatário dos dados criptografados pela internet usando vários métodos de criptografia. 

Qualquer autoridade de certificação emitirá um certificado digital contendo:

  • Assinatura digital da autoridade de certificação;
  • Chave privada única;
  • Data de expiração;
  • Nome da autoridade de certificação;
  • Nome pessoal;
  • Número de série do certificado exclusivo.

Depois que o certificado digital é emitido, é possível usá-lo como fonte de verificação para as diversas atividades online.

Por que a criptografia de dados é importante?

A criptografia de dados é o processo de codificação de informações digitais de forma que apenas as partes autorizadas possam visualizá-las, como empresas que oferecem serviços diferentes como por exemplo, o de ozonioterapia capilar .

Arquivos individuais podem ser criptografados, assim como pastas ou volumes de disco inteiros e dispositivos de armazenamento USB. 

O software de criptografia usa um algoritmo para codificar as informações e uma chave ou senha de descriptografia para apresentar as informações.

Alguns tipos de criptografia oferecem maior proteção do que outros, logo, o tipo e o nível usados ​​devem corresponder à sensibilidade dos dados protegidos.

Como regra geral, mais bits equivalem a uma criptografia mais forte, portanto, a criptografia de 256 bits é mais forte do que a criptografia de 128 bits; este último deve, idealmente, ser o nível mínimo de criptografia usado.

Além de proteger os dados, a criptografia de dados também pode ser usada para verificar a identidade do remetente e a integridade das informações.

Tipos de criptografia de dados

Quando se trata dos tipos de criptografia de dados, pode-se encontrar criptografia baseada em trânsito, bem como criptografia de dados em repouso.

A criptografia em repouso é usada para tornar os dados ilegíveis em um disco sem a chave de criptografia. Para a variedade em trânsito, é quando os dados podem ser protegidos à medida que viajam pelas redes e pela internet, até o destino final.

Os tipos de dados que podem ser protegidos incluem:

  • Contas bancárias;
  • Endereço residencial;
  • Números de cartão de crédito;
  • RG e CPF;
  • Senhas pessoais.

Para obter os melhores resultados, é preciso se certificar em ter criptografia de dados em repouso e em trânsito. 

Caso uma pessoa tenha apenas criptografia em um disco rígido, mas não na rede, é possível ter algum tipo de problema quanto à segurança digital. 

Por exemplo, um hacker pode ficar no tráfego de rede para obter acesso ao disco via internet. Por consequência, os dados podem ficar em apuros. 

É por isso que ter toda a gama coberta proporciona mais tranquilidade no que se refere à criptografia de dados.

No mundo dos negócios, como um hospital veterinário 24 horas, ou em um ambiente corporativo, se um funcionário e a empresa não tiverem as informações corretas de proteção de criptografia de dados, isso pode levar a alguns casos problemáticos. 

Se houver um vazamento de dados ou de material confidencial, tanto o funcionário quanto a empresa e até clientes podem ser prejudicados de várias maneiras.

Dessa forma, a criptografia de dados é essencial para todo mundo que possui, de alguma maneira, acesso a informações digitais e a rede mundial de computadores. 

Conclusão

Os ataques cibernéticos estão em constante evolução, forçando os especialistas em segurança a inventar novos esquemas e métodos para mantê-los afastados, preservando a integridade de todos os agentes envolvidos nas atividades e transações online. 

Empresas e instituições nacionais e internacionais estudam novas formas de proteger os dados dos usuários, corporativos ou civis, sempre a fim de seguir a legislação vigente e a segurança de todos os envolvidos.

Enquanto isso, seja protegendo as comunicações por e-mail ou dados armazenados, toda pessoa deve ter certeza de incluir criptografia de dados entre as ferramentas de segurança digital, método cada vez mais aplicado e atualizado para a segurança de instituições e clientes.

 

 

Texto desenvolvido em parceria com Business Connection,

Assine nossa Newsletter!

Receba por e-mail os nossos melhores conteúdos sobre segurança da informação.

[contact-form-7 id="3252" title="Newsletter"]

Qual a importância da criptografia de dados?

tempo de leitura: 9 min