Segurança de Endpoint

Se você lida diariamente com desenvolvimento e soluções de rede, deve saber que os antivírus tradicionais estão caindo em desuso nas grandes organizações, devido aos problemas de performance e escalabilidade. Para suprir esse gargalo da área e reduzir os riscos de roubos de dados das grandes empresas, a segurança de endpoint tem se apresentado como uma solução eficaz. Mas, você sabe, de fato, o que é isso? Quer saber como pode ser útil para você?  Então continue conosco!

 

O que é segurança de endpoint?

Para falar de segurança de endpoint, é preciso definir primeiro o que é um endpoint. Essa palavra, se fosse literalmente traduzida para o português significaria ponto de extremidade. 

Nada mais é do que o nome designado, na área de redes de computadores, para dispositivos finais que estão conectados em um terminal de rede. Trata-se dos computadores, smartphones, tablets ou qualquer dispositivo que esteja conectado em uma rede, interna ou externa.

Portanto, a segurança de endpoint trata de assegurar que todos os serviços conectados a uma rede estejam protegidos contra vários tipos de ataques cibernéticos. Isso implica que esses dispositivos que conectam os serviços na rede estejam executando as versões mais atualizadas dos softwares de proteção e também dos sistemas operacionais.

Garantir que esses dispositivos estejam atualizados é de extrema importância para a segurança da rede. Por exemplo, algumas empresas proíbem que dispositivos de seus funcionários se conectem à rede corporativa, pois isso poderia fugir do controle de segurança da rede e deixar os dados da organização em posição vulnerável.

A segurança de endpoint é baseada em um software desenvolvido em uma arquitetura cliente-servidor. Ou seja, o servidor é instalado em uma central da empresa, geralmente o mesmo computador que faz o gerenciamento de toda a rede e é responsável pelo controle dos dispositivos que acessam essa mesma rede. Já esses dispositivos só conseguem ter acesso por meio do software cliente que é o responsável por fazer a autenticação do dispositivo com o servidor.

 

Qual a importância da segurança de endpoint?

A principal importância da segurança de endpoint é sua natureza proativa. A principal meta desse tipo de segurança é cobrir uma determinada área, que são os dispositivos conectados, de possíveis brechas de ataques em potencial. Sendo assim, esse recurso age antes mesmo da probabilidade do ataque.

O método de cobertura de brechas é de suma importância devido à evolução tecnológica das ameaças. Antigamente ,os firewalls davam conta de proteger as empresas contra ameaças – como os malwares, por exemplo.

No entanto, as novas ameaças como malwares de criptografia são difíceis de serem detectados por essas ferramentas. Então os firewalls começaram a mudar suas estratégias de desenvolvimento, focando mais na filtragem de tráfego interno, em vez de proteção.

Geralmente as soluções de segurança de endpoint oferecem, ainda, outras vantagens em relação aos antivírus tradicionais. Uma delas são as proteções adicionais que vão além do malware. Isso porque, como você sabe, nem todo malware é vírus, mas todo vírus é um malware.

Outra questão importante é a escalabilidade das aplicações dos antivírus. A proteção que elas oferecem funciona por meio de identificações de assinaturas únicas que categorizam um malware ou vírus.

Contudo, cada vez que um malware é identificado, esse processo é executado novamente. E se uma chave diferente é detectada, então uma identificação nova precisa ser gerada e o antivírus mantém o controle dessas identificações em um banco de dados.

De maneira objetiva, um mesmo malware pode se apresentar de diversas formas e o número dantesco dessas ameaças existentes faz com que os antivírus percam eficiência em sistemas modernos de segurança.

Além disso, há os novos tipos de vírus, chamados de polimórficos. Esses vírus são capazes de mudar seu próprio código fonte, tornando-os difíceis de serem rastreados e detectados.

 

Conheça os principais benefícios da segurança de endpoint

Listaremos a seguir os principais benefícios que a segurança de endpoint traz para as empresas.

Redução de custos

Um sistema de segurança de endpoint sai mais barato que a compra de componentes separados para garantir a proteção de cada dispositivo conectado na rede. Só é preciso fazer uma compra de sistema. O mesmo já vem acompanhado de um software de servidor e outro de cliente para ser instalado em todos os dispositivos.

Fácil instalação

Só é preciso instalar e configurar o servidor central que fará a segurança da rede. Os demais dispositivos só conseguirão acessar a rede por meio da instalação do cliente em seus dispositivos. A configuração do servidor cliente é simples e de fácil uso. Uma vez configurado, a segurança passa a ser monitorada.

Bloqueia ações indesejadas

Algumas invasões ocorrem por motivos não intencionais. Por exemplo, quando um funcionário de uma empresa coloca um pendrive no computador de trabalho, ele pode causar uma vulnerabilidade do sistema.

Algumas empresas têm políticas de segurança que impedem que funcionários pluguem dispositivos internos em estações de trabalho. No entanto, nem sempre essa atitude é respeitada. Softwares de segurança de endpoint ajudam a bloquear essas atividades.

Fácil integração com novas tecnologias

O fato do sistema de segurança ser um único produto facilita que novas soluções sejam desenvolvidas para a integração do serviço. Consequentemente, novas soluções são adicionadas ao sistema de forma muito mais rápida. As empresas têm acesso às atualizações de forma segura e unificada, de uma vez só, para todos os dispositivos.

Administração centralizada

A administração da rede passa a ser centralizada pelo sistema gerenciador de segurança, no caso, o endpoint. O gerente de infraestrutura de TI da empresa passa a ser o administrador do servidor de endpoint, tendo o controle para revogar e conceder permissões de uso, auditar a segurança, obter relatórios, monitorar a rede, etc. Tudo isso por meio de um portal de gerenciamento remoto.

 

Conheça a F-Secure, a melhor solução para segurança de endpoint

A F-Secure é uma empresa finlandesa que está no mercado desde 1988. Ela é uma das principais empresas do ramo de segurança digital. Tem como diferencial a velocidade de resposta frente novas ameaças. Além de trabalhar com desktops em grandes empresas, ela também é responsável pela segurança em telefonia móvel.

Seu principal serviço relacionado com segurança endpoint é o Protection Service For Business, que conta com um portal de gerenciamento de endpoint, proteção para computadores e dispositivos móveis, segurança do servidor e um sistema para proteção de senhas, principal causa de violação de dados.

Como você sabe, a segurança de dados é uma das principais preocupações para evitar vulnerabilidades e ataques nas empresas, como o Wanna Cry que roubou milhares de dados ao redor do mundo.Por isso, a segurança de endpoint acabou se tornando um recurso crucial.

Gostou do nosso conteúdo sobre segurança de endpoint? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades. Até a próxima!