Vishing

A cada dia são criados novos tipos de ataques para buscar contornar os sistemas de proteção tradicionais. Um destes novos tipos de ataque é o Vishing, termo usado descrever um novo tipo de phishing, combinando mensagens de texto (SMS) ou e-mail e voz (VoIP).

Nosso time de especialistas está sempre atento a novos tipos de ataques. Sempre que surgir novos tipos de ataques virtuais estaremos trazendo estas informações e os principais métodos de prevenção aqui no blog.

 

O que é o Vishing?

O Vishing é um novo tipo de phishing, prática criminosa de enganar as pessoas por meio de engenharia social a revelar informações pessoais, como número do CPF, cartão de crédito, senha do banco, entre outros. A origem do seu nome vem do termo Voice + Phishing.

A grande diferença do Vishing é que ele utiliza a rede pública de telefonia como meio, através da combinação entre mensagem de texto e Voip.

Um exemplo de modus operandi pode ser o envio de um e-mail ou SMS se passando por operadora de cartão de crédito com uma notificação de suspensão ou desativação de conta. Para que o usuário faça a reativação é solicitado a realização de uma ligação para um número gratuito, que redireciona a chamada para um sistema de autoatendimento e pede dados de cartão de crédito.

Muitos desses ataques dão certo, pois existe um profissionalismo por parte dos criminosos em tornar a experiência muito parecida com a de um banco real. Neste golpe, é criado um sistema de atendimento automático que, para um usuário leigo, parece ser de uma empresa com credibilidade.

 

Como evitar este ataque?

Um dos métodos para evitar este tipo de ataque é sempre ligar para os números oficiais do banco, caso tenha dúvidas sobre algum procedimento ou receba alguma comunicação solicitando qualquer tipo de ação.

O maior ponto de falha na segurança é sempre as pessoas, por isso é importante ficar sempre atento e evitar compartilhar informações pesoais.

Caso tenha interesse em conhecer sobre nossas tecnologias de proteção contra ataques virtuais, clique aqui, ou solicite um contato de nossos especialistas para ajudar sua empresa.

 
Antispam em Cloud

 
Gostou do artigo? Então compartilha o post nas redes sociais e assina a nossa newsletter para ficar sempre por dentro das principais informações sobre segurança da informação.

Assine nossa Newsletter!

Receba por e-mail os nossos melhores conteúdos sobre segurança da informação.

Entenda o que é Vishing

tempo de leitura: 2 min